Os vencedores do Prêmio da Comissão Européia de Turismo para a América Latina (CET), edição 2004, vão ganhar uma viagem à Polônia. No próximo mês, a CET vai divulgar o roteiro completo dos jornalistas contemplados durante almoço com a imprensa no L’Hotel, em São Paulo. Em sua décima quarta edição, o prêmio vai levar nove jornalistas à Polônia, onde vão receber uma Placa de Honra durante jantar de gala.
Para concorrer à distinção, jornalistas do Brasil e correspondentes internacionais têm até o dia 2 de agosto de 2004 para enviar matérias, reportagens e ensaios fotográficos sobre a Europa – publicadas no Brasil entre 1 de setembro de 2003 a 31 de julho de 2004.
As matérias devem ser enviadas pelo correio ao escritório de representação do país a que se referem. No mês de agosto, serão avaliadas pelos representantes dos respectivos países europeus. A divulgação dos nove vencedores será feita no dia 15 de agosto.
Os jornalistas concorrem em oito categorias: Melhor Caderno de Turismo (dois contemplados), Melhor Revista de Turismo, Melhor Reportagem de Jornal, Melhor Reportagem de Revista, Melhor Repórter Fotográfico, Jornalista Revelação, Autor da Reportagem mais Criativa e Original (jornal, revista, rádio ou TV) e o Jornalista que mais escreveu matérias significativas sobre a Europa durante o período determinado pelo concurso.
Evento paralelo
Também no dia 25 de maio, no L’Hotel, realiza-se a primeira reunião do Conselho Brasil?Europa de Turismo, formado por representantes das principais entidades turísticas nacionais ? Abav, Braztoa, Favecc, Fenactur e Sindetur/SP ?, das companhias aéreas européias, além de executivos da Varig e da Tam. Idealizado pela CET, o grupo fará uma análise periódica de mercado para perceber e buscar soluções às principais demandas e necessidades do brasileiro que viaja à Europa. A reunião é fechada. (Claudio Schapochnik)