Vista aérea do resort de luxo catarinense
(foto: arquivo HN – para conhecer
In Loco o hotel clique na imagem)
 
O resort Ponta dos Ganchos, localizado no município de Governador Celso Ramos (SC), acaba de conquistar a certificação ISO 14.001 – norma que define o que deve ser feito para estabelecer um SGA (Sistema de Gestão Ambiental). O reconhecimento, outorgado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metereologia, Qualidade e Tecnologia), é concedido a instituições que seguem diretrizes ambientais em suas operações profissionais e ainda não havia sido emitido para nenhum empreendimento hoteleiro de Santa Catarina.
 
“Este foi o resultado de um grande investimento em recursos e intensa dedicação de nossa equipe, a quem atribuo o mérito pelo sucesso desta conquista. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir com o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Nicolas Peluffo, diretor geral do resort.   
 
O Ponta dos Ganchos fica ao lado da Vila de Ganchos, uma das regiões mais intocadas do litoral catarinense, e por isso a preocupação com o meio ambiente é ainda mais intensificada. A área do resort compreende 80 mil m², sendo apenas 8% do terreno construído. 
 
A certificação foi possível graças à adoção e ao aperfeiçoamento de procedimentos para análise contínua do controle de emissão de CO², consumo de água e energia, produção de lixo, esgoto e demais poluentes.
 
Alguns exemplos do trabalho incluem o tratamento e reciclagem de 100% do lixo gerado, o tratamento e uso em irrigação subterrânea dos efluentes, o uso de carrinhos elétricos, descargas higiênicas de baixo volume e lâmpadas econômicas e LEDs, além de, nos bangalôs mais novos, telhado verde, ventilação cruzada, placas de aquecimento solar e reutilização da água da chuva para irrigação do solo.
 
Conforme a certificação ISO 14.001, foram atendidos todos os aspectos legais de licenças e certidões ambientais e operacionais aplicáveis. “Diversos procedimentos foram desenvolvidos e estão sendo implementados para melhoria contínua”, resume Peluffo.
(Redação)