Cidade conhecida por sua anual Festa de São João, Campina Grande (PB), por meio de sua prefeitura, firmou um acordo com o Airbnb. O trato foi assinado ontem (10) e pretende ajudar a promoção turística e apoiar moradores da cidade a hospedar viajantes por meio da plataforma durante a festa mais famosa da região. Também estão previstas ações em redes sociais e de promoção de Campina Grande e do "Maior São João do Mundo" de 2017 e 2018.

Para explicar essa oportunidade de renda extra para possíveis anfitriões no município, o Airbnb realizou encontro gratuito e aberto à população na Associação Comercial de Campina Grande, para esclarecer dúvidas sobre como cadastrar um quarto ou casa pela plataforma. Um cadastrado típico do Airbnb no Brasil obteve uma renda extra de R$ 5,5 mil em 2016. Quem já realiza aluguel de temporada poderá usar a plataforma para ampliar a visibilidade dos anúncios, com mais facilidade e segurança.

A cidade, de pouco mais de 400 mil habitantes, segundo o IBGE, recebeu mais de um milhão de pessoas ao longo dos trinta dias de festa no ano passado, com ocupação total da rede hoteleira local. A aposta agora é aumentar o número de turistas que podem ir ao destino já que as opções de hospedagem tendem a crescer.

A parceria da plataforma com a prefeitura da cidade nordestina não é a primeira dessa natureza. O Airbnb também foi parceiro do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para aumentar a oferta de quartos no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, em 2016.

* Foto de capa: divulgação/Pxabay/Eduardo93