Vista da piscina do Portal de Gravatá
(foto: divulgação)

 
Pensando não só em oferecer um diferencial para seus hóspedes, mas também desenvolver um trabalho importante em relação ao meio ambiente, o Portal de Gravatá, hotel instalado em Pernambuco, trabalha, desde o ano passado, com medidas sustentáveis que visam reduzir em 20% o consumo de água e gerar outros 20% de economia de luz no empreendimento.
 
Por meio do projeto Ecoportal, foi adotado o sistema de aquecimento solar para os banheiros dos 88 apartamentos, além do reaproveitamento do lixo orgânico para o consumo dos animais da fazenda e, ainda, para compostagem e posterior adubagem das plantas, jardins e horta orgânica. Há também a separação e comercialização dos lixos recicláveis, revertendo os fundos para os funcionários.
 
“As primeiras medidas abordam fatores críticos como água, energia, efluentes e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural, arquitetura e paisagismo e educação e sensibilização ambiental”, explica Eduardo Cavalcanti, diretor comercial do hotel.
 
Outras ações ainda estão previstas no projeto, como a ampliação do sistema de captação, armazenamento e uso da água da chuva, a reutilização de 70% de água da própria lavanderia, além da reciclagem da água de chuveiros e lavatórios para reutilização nas descargas.
 
Além deste projeto, o hotel ainda promove o tour Ecoportal, que leva os visitantes para conhecer a escolinha da Vila do Portal, a Horta Orgânica, o Minhocário e a Matinha do Portal. O Portal de Gravatá participa também da Hora do Planeta, iniciativa mundial na qual governos, empresas e população apagam suas luzes durante uma hora, em uma data específica.
(Juliana Bellegard)