Premiados da Braztoa receberam troféus em cerimônia realizada na última semana
(foto: divulgação / Braztoa)

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de  Turismo) anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015. Criado para enaltecer iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável ou ideias ecologicamente corretas, dentro do mercado do turismo, a premiação teve a Pousada Flutuante Uacari, na Amazônia, como vencedor nesta edição, vencendo os 67 inscritos inicialmenet.

O hotel levou a categoria Top Sustentabilidade, a mais alta do prêmio, e também ganhou o troféu de primeiro lugar na categoria Meios de Hospedagem. BWT Operadora de Turismo (Curitiba – PR), Vento Sul Turismo (Gramado – RS), Portal Ecohospedagem (São Paulo – SP) e Centro Golfinho Rotador (Fernando de Noronha – PE) foram os outros premiados. 

Os cinco ganhadores, mais a sexta operadora associada Braztoa na colocação geral, vão ganhar um Famtour à Alemanha, oferecida pelo Centro de Turismo Alemão, para conhecer de perto as melhores práticas sustentáveis desenvolvidas naquele país, tal qual aconteceu este ano, numa viagem que passou por diversos locais na nação europeia e foi acompanhada pela reportagem do Hôtrelier News.

Abaixo, a lista de vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015.

Top Sustentabilidade
Vencedor: Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.
 
Agências de Viagem 
Vento Sul Turismo: Ações Continuadas de Fomento ao Turismo Sustentável começou há muitos anos a criar estratégias de diversidade de segmento e, percebendo o potencial preservacionista existente na atividade turística, passou a estruturar e planejar os roteiros turísticos no interior juntamente com famílias de agricultores envolvidos no projeto.

Associados Braztoa 
BWT com o projeto Better World Together: Destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável, as inovações adotadas impactam cerca de cem pessoas com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis na limpeza das instalações até parceria na campanha de doação de órgãos.

Parceiros do Trade
Portal Ecohospedagem: Na rota da sustentabilidade – Visitas às cinco regiões mais turísticas de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Visitas preferencialmente acompanhadas por um morador local que se identifique com o tema sustentabilidade.

Parceiros Institucionais
Centro Golfinho Rotador: Projeto Golfinho Rotador no Turismo Sustentável – Para estimular o ecoturismo, o projeto implementou de programas de capacitação profissional e sustentabilidade dos meios de hospedagem.

Meios de Hospedagem e seus três premiados 
1º – Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia – Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.
 
2º Hotel Bangalôs da Serra: Mais que um negócio, um projeto de vida. Diminuição da produção de lixo, redução do consumo de energia, água e óleo diesel, divulgação cultural local através de parcerias com grupos de artesãos e Projeto Pais e Filhos, proporcionando um atendimento diferencial.
 
3º Hotel Fazenda Campo dos Sonhos: Sustentabilidade – Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável. Correta destinação de resíduos, tratamento de efluentes, implantação de plano de carreira, aprimoramento da acessibilidade no hotel.

Serviço
www.braztoa.com.br