Claudio Schapochnik
Gonçalves (MG)*

Duas pousadas de Gonçalves (190 km a nordeste de São Paulo) estão investindo no turismo de negócios. O Montanhês e a Vida Verde constróem espaços para receber eventos de pequeno porte numa região que atinge até 2.050 metros de altitude em plena serra da Mantiqueira mineira. O charmoso destino oferece montanhas cobertas de araucárias e cachoeiras, além de possibilitar a prática de esportes radicais. O clima é temperado, mas com inverno rigoroso.
Na pousada O Montanhês, situada no alto de uma montanha a 1.750 metros de altitude, o espaço para eventos comporta até 50 pessoas. “A área já está concluída, falta apenas o acabamento”, afirma o proprietário Oswaldo da Penha Barbosa, advogado paulistano que trocou São Paulo por Gonçalves há cinco anos. “Também está em fase de conclusão as saunas seca e a vapor, a quadra de squash e a cobertura da piscina climatizada”, completa Barbosa.
A pousada O Montanhês tem oito apartamentos e oito chalés. “Estamos finalizando uma ampliação, com mais dois apartamentos”, diz ele. É a única pousada na cidade que oferece em todos os apartamentos acesso à internet 24 horas, sem custo adicional, além de TV de 21 polegadas com tela plana.

 
Barbosa, dono da pousada O Montanhês (à esq.), e a piscina climatizada que será coberta
(fotos Claudio Schapochnik)


A pousada Vida Verde, situada numa altitude de 1.350 metros, também foca investimentos no mercado de negócios. Operários constróem um restaurante com capacidade para até 200 pessoas e, embaixo, uma sala para eventos para cerca de 100 pessoas. “Sentimos a necessidade de oferecermos um espaço de eventos, pois muitos hóspedes nos perguntavam sobre o assunto”, explica a gerente geral Judith Ribeiro Rosa Vieira, no comando do empreendimento desde a abertura em 1995.
Ao lado das obras, uma área também vai receber uma praça e um estacionamento. “Esperamos que tudo esteja concluído até a temporada de inverno”, estima Judith. A pousada oferece 12 apartamentos e seis chalés.

 
Obras do restaurante e da área de eventos, atrás da estufa (à esq.), e a gerente geral Judith, da pousada Vida Verde: investimento em novos nichos.
(fotos Claudio Schapochnik)

Serviço
www.omontanhes.com.br
www.pousadavidaverde.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viajou a Gonçalves a convite das pousadas Solar D’Araucária, O Montanhês, Pousada do Rio e Pousada Vida Verde e do Bistrô Porto do Céu.