A Praia do Félix, em Ubatuba (SP)
(foto: praiadofelix.com.br)
 
Três praias dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro vão se candidatar à certificação Bandeira Azul, importante selo socioambiental cujo programa ainda encontra-se em fase piloto. O objetivo é tentar compor um seleto grupo de praias e marinas ambientalmente sustentáveis.
 
As praias do Félix (Ubatuba/SP), a Prainha (Rio de Janeiro) e a praia de Itaúna (Saquarema/RJ) já se candidataram. As marinas Piratas e Verolme, em Angra dos Reis, no Rio, estão em fase de avaliação e podem ou não ser candidatas.
 
As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se a cumprir os critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. As avaliações ocorrem em três instâncias: operador nacional do programa, júri nacional – do qual faz parte o Ministério do Turismo – e júri internacional. No momento, as praias do Tombo (Guarujá/SP) e da marina Costabella (Angra dos Reis/RJ) são as únicas brasileiras que possuem a Bandeira Azul.
 
O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), instituição internacional com sede em Copenhagen, na Dinamarca. No Brasil, o operador nacional do programa é o IAR (Instituto Ambiental Ratones).
(Redação)