Índices do Departamento de Migração do Ministério do Interior da equatoriana Quito mostram o aumento da presença de turistas estangeiros na cidade durante os primeiros seis meses do ano. Segundo os últimos dados oficiais, a chegada de viajantes de outros países à cidade aumentou em 2,3% no primeiro semestre comparado ao mesmo período de 2016. 

Entre janeiro e junho deste ano, 314.183 turistas internacionais visitaram Quito. Isso representa aumento de 7.069 visitantes comparado às chegadas registradas no mesmo período do ano passado, o que equivale a um crescimento de 2,3%. Quito foi o destino equatoriano mais escolhido pelos turistas.

A cidade espera seguir aumentando o número de turistas durante o Verão. A Festa da Luz, de 9 a 13 de agosto, iluminará com projeções multimídia oito locais históricos, enchendo de cor a primeira cidade nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A festa será o principal evento do Verão das Artes de Quito (Verano de las Artes Quito – VAQ), cujo programa oferecerá shows de famosos artistas equatorianos e internacionais e numerosas obras de teatro e instalações artísticas ao ar livre.
 
Outro fator que deve aumentar a ida de turistas à capital do Equador é a inauguração, em agosto de 2018, do novo Centro de Convenções de Quito.

* Foto de capa: divulgação/Visit Quito