Prática de Rafting
(foto: Pixabay/Eduelys)

A procura pelo Brasil como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8%, em 2014, para 15,7%, no ano passado. Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, do MTur (Ministério do Turismo), o percentual reforça a posição do País como um dos principais destinos do segmento para os estrangeiros.

“O Brasil é privilegiado por reunir riquezas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica e mais de 8 mil quilômetros de litoral, além da maior bacia hidrográfica do planeta. Com a gestão profissional e a parceria entre os setores público e privado, esses produtos podem ser explorados de forma sustentável, com benefício para as comunidades locais”, afirma Alberto Alves, ministro interino do Turismo.

Durante a pesquisa, foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo. Também houve entrevistas em dez fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.

Visando esse público, o MTur e a Embratur defendem a busca por investimento privados nacionais e internacionais por meio de Parcerias Público Privadas e concessões em áreas estratégicas como marinas e parques nacionais.

Segundo dados do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a visitação às unidades de conservação federais aumentou significativamente na última década. Se forem considerados somente os parques nacionais, o número de visitantes subiu 238%, passando de 2,99 milhões, em 2007, para 7,14 milhões, em 2015.

No campo do turismo de aventura, o Brasil também é tem destaque no entre o interesse do público internacional. No primeiro semestre de 2016, estabelecimentos brasileiros obtiveram a certificação internacional para atividades desse segmento. 

Serviço
www.turismo.gov.br