Falta pouco para o prêmio VIHP – Very Important Hotel Professional estar nas mãos dos melhores profissionais do mercado hoteleiro nacional. A cerimômia de premiação aconte hoje (11) a partir das 19h numa das mais belas vistas de São Paulo, a do Terraço Itália, localizado no topo de um majestoso edifício de 165 metros de altura, 46 pavimentos e 19 elevadores,

A novidade deste ano, a 6º edição do prêmio VIHP, é a categoria VIHP Ronaldo Barreto que tem por objetivo prestar homenagem a gabaritados mestres do ensino do setor. A idealizadora da categoria do prêmio, que visa reconhecer a importância dos professores na vida profissional de cada um, é Ana Paula Spolon, professora de Hospitalidade da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente baseada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ela leciona na área de Hotelaria e Hospitalidade há 21 anos.

“Os professores são o elo entre escola e mercado e muitos de nós nos tornamos profissionais bem sucedidos por conta de sua influência, exemplo e legado”, justifica Ana Paula sobre a sugestão da nova categoria, neste ano.

Ronaldo Barreto foi um dos mais importantes professores dos cursos de hotelaria do SENAC, conceituada escola brasileira de hotelaria e gastronomia, que formou milhares de profissionais. Fez parte da primeira geração de professores, que na década de 1980 instituiu programas de educação em nível técnico e superior. Atendeu a instituição por 35 anos, atuando também como gestor da área de Alimentos & Bebidas dos hotéis-escola do SENAC em Águas de São Pedro e Campos do Jordão. “Espirituoso, chamava seus alunos pelo nome e lhes dava apelidos, que reproduziam suas características mais marcantes. Foi, mais do que professor, amigo e inspirou muitos dos milhares de alunos que passaram por suas mãos”, explica Ana Paula. 

Para ela, a homenagem à Ronaldo Barreto, in memmorian (dando o nome dele à categoria), é o reconhecimento do trabalho de alguém que dedicou sua vida à gastronomia, principalmente a que se desenha dentro de estabelecimentos hoteleiros. Tinha predileção por culinária clássica, técnicas tradicionais e pregava disciplina na cozinha. Mas tinha também uma capacidade enorme de identificar novos talentos e de reconhecer a capacidade criativa dessas pessoas.

O professor José Ruy Veloso será o primeiro acadêmico homenageado nessa categoria. Ele foi responsável pela implantação dos primeiros cursos de hotelaria no SENAC, desde o nível técnico até os programas de pós-graduação. É formado em Letras, especialista em Gestão Educacional e mestre em Comunicação e Marketing. Teve atuação destacada na educação em hotelaria, mas também como consultor de marketing e desenvolvimento hoteleiro e um papel relevante no estabelecimento de parcerias com instituições educacionais estrangeiras, entre as quais a Cornell University e o Cullinary Institute of America. Atendeu, como consultor, a projetos do Ministério do Turismo e a diversas empresas do setor, no Brasil e no mundo. 

“José Ruy Veloso foi um incansável defensor da educação profissional em hotelaria e da relação entre a escola e o mercado. Muitos dos programas de cursos que funcionaram e atuam no Brasil têm a marca de seu pensamento. Incentivou, sempre, o desenvolvimento de instrumentos inovadores de ensino aprendizagem e foi pioneiro na proposta do uso do cinema como recurso didático, elaborando os filmes O Hotel no Cinema e O Guarda-Parques no Cinema, para o SENAC de São Paulo. Tem diversos livros publicados”, esclarece Ana Paula, tendo começado sua carreira docente no SENAC, contratada pelo professor José Ruy Veloso.

A concessão deste primeiro prêmio da categoria ao professor José Rui se justifica por ele ter sido pioneiro e ferrenho defensor da educação em hotelaria e construído a base educacional sobre a qual se sustentaram os programas de educação técnica e superior, no Brasil.

Serviço