O Viva Ciranda – programa de turismo rural comunitário de Joinville (SC) que visa o desenvolvimento da atividade na região, inspirou o município paulista de Paranapanema, a criar um projeto semelhante.

Com objetivo de conhecer o programa e seu funcionamento, Antonio Nakagawa, prefeito de Paranapanema, acompanhado de seus secretários de Educação e Cultura, Turismo e Administração, estão em visita a Joinville, nesta semana.

"Em 2015 estive em Joinville, conheci o Viva Ciranda e levei a ideia para a nossa cidade, que possui extensa área rural e grande potencial para o desenvolvimento do turismo. Agora, retornamos com toda a equipe, com a expectativa de mostrar que é possível fazermos algo semelhante em Paranapanema", explica Nakagawa.

A visita se estenderá até amanhã (quarta-feira, 14) com visitas pedagógicas do Viva Ciranda nas propriedades Família Schroeder, Rancho Alegre, Família Wiezbicki e Apiário Pfau. Outros atrativos que integram o projeto também serão visitados pelo grupo, como o Parque Zoobotânico, a Ecola de Teatro Bolshoi no Brasil, o Porta do Mar, às margens da Baía da Babitonga, e outras regiões conhecidas no turismo rural, como a Estrada Bonita e a Estrada Dona Francisca.

* Crédito da foto: divulgação/Secretaria da Comunicação de Joinville