O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos emitiu na última sexta-feira (27) um documento ordenando ao Customs and Border Protection, órgão que controla a entrada de imigrantes no país, a imposição da ordem executiva do presidente Donald Trump, que proíbe, por 90 dias, pessoas do Irã, Iraque, Síria, Sudão, Líbia, Iêmen e Somália de entrar nos Estados Unidos.

A ordem também suspende o programa de admissão de refugiados dos Estados Unidos por 120 dias até que o presidente determine que suas regras foram suficientemente alteradas. Desde que entrou em vigor na sexta-feira, a ordem jogou em uma espécie de limbo todos aqueles que já estavam a caminho dos Estados Unidos, incluindo portadores do green card, documento que permite a residência de estrangeiros no país.

O Conselho Nacional Iraniano-Americano recomendou aos portadores de green card que "não deixem o país até que o assunto seja definitivamente esclarecido". Enquanto isso, de acordo com o jornal The Guardian, diversos passageiros iraquianos e um iemenita, que tinham vistos válidos para os Estados Unidos, foram impedidos de embarcar em um voo que partiria do Aeroporto do Cairo, no Egito, com destino a Nova York no sábado (28).

O Google rapidamente convocou de volta aos Estados Unidos todos os funcionários que poderiam ser afetados pela ordem. Sundar Picai, CEO de tecnologia da companhia, manifestou sua preocupação com a nova ordem, ressaltando que "mesmo com vistos válidos, eles seriam impedidos de voltar para o território americano". Segundo Pichai, em entrevista ao canal Bloomberg, pelo menos 100 colaboradores do Google foram afetados pela ordem.

Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, também condenou a medida do presidente. "Os Estados Unidos compõem uma nação de imigrantes e devemos sentir orgulho disso", declarou.

No entanto, nos próximos 60 dias, o presidente Donald Trump deve engrossar ainda mais a lista de países cujos nativos estarão proibidos de entrar nos Estados Unidos.

Serviço
ehotelier.com

* Crédito da foto: Pixabay/MIH83