Uma das praias do Guarujá (SP)


(foto:divulgação/Secretaria de Turismo do Guarujá)

O projeto Praia Acessível, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para incentivar pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida a frequentarem as praias, está ampliando sua área de implementação no Guarujá. 

Agora, além da Praia das Pitangueiras, o projeto também é disponibilizado nas Praias da Enseada e do Tombo (no Núcleo de Informação e Educação Ambiental).

Para usufruir do programa, os usuários e familiares fazem um cadastro em uma tenda armada na praia e são acompanhados por facilitadores, profissionais treinados pelo Estado, para um banho de mar que dura cerca de 30 minutos. 

O período varia de acordo com o atendimento e a disponibilidade de cadeiras anfíbias e facilitadores. É levado em consideração também as condições do tempo e do mar.

Na Enseada, o programa é disponibilizado às sextas, sábados e domingos, e no Tombo aos sábados e domingo. O horário é das 9 às 17 horas.

Para agendamento de grupos e confirmação de horário e local, o interessado deve entrar em contato com a APBS (Associação Paradesportiva da Baixada Santista), que gerencia o programa no Guarujá.

Moisés Fabrício Cruz, coordenador da APBS, destaca que, no ano passado, o Guarujá realizou mais de mil atendimentos só na Praia das Pitangueiras. “A expectativa é que este ano, com o programa em outros dois locais, a grande procura e a cidade cheia, esse número passe de 3 mil”.

Serviço
www.visitesantoseregiao.com.br