Um quarto que se transforma em estúdio, mas também pode se tornar um espaço de coworking, ou até receber grupos de amigos para um happy hour. Essa foi a base do projeto desenvolvido pelas alunas Camila Martin e Cibele Rocha, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, que venceram o Desafio Mundial de Projeto proposto pela rede Accor. Realizado no decorrer de 2017, tal iniciativa ainda contou com a participação de outras escolas de arquitetura e design do Brasil, França, Itália e Espanha.

O projeto levou em consideração à necessidade de repensar o espaço do hotel para novas possibilidades e funcionalidades, além de gerar novos negócios e atendimento de uma demanda diversificada de serviços pelos hotéis da rede Accor. Nesse sentido, as alunas se concentraram no desenvolvimento de uma proposta inovadora e bem resolvida tecnicamente, com ênfase em flexibilidade e modularidade, fácil de ser desenvolvida em grande escala e universal.

Resultado e oportunidades
Os dez melhores trabalhos selecionados ao final do Desafio Mundial de Projeto foram apresentados por seus autores em evento realizado na sede da Accor, em Paris. Um júri composto por arquitetos, gestores e diretores da Accor de diversos países avaliou cada um deles, e elegeu vencedor o projeto das alunas brasileiras. 

Tal resultado, segundo acredita a representação do Senac, atende uma necessidade crescente do mercado imobiliário, especialmente dos empreendimentos hoteleiros, no sentido de ampliar a taxa de ocupação das unidades habitacionais, já que, com a disponibilidade de quartos multifuncionais, abrem-se perspectivas de novos negócios e amplia-se a gama de serviços oferecidos.

* Imagem de capa: divulgação/MZ Group