(foto: pixabay/Jill111)

O Instituto Imbassaí – entidade sem fins lucrativos voltada à execução de ações que integram a sustentabilidade turística e com especial foco na capacitação, geração de renda e apoio à cultura local – comemora o sucesso do Projeto Horta nas Escolas, que está no quarto ano de atuação e foi idealizado e realizado pela instituição. 

Para a execução do projeto, que funciona em 12 escolas e atinge mais de 8 mil alunos, entre crianças e adolescentes, o Instituto contou com o apoio do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa. “O apoio ao projeto reforça nosso compromisso de apoio ao desenvolvimento local, que assumimos logo que chegamos ao Brasil”, afirma Jesus Zalvídea, diretor geral do Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA.
 
O Projeto Horta nas Escolas é o aproveitamento de espaços físicos ociosos das unidades escolares para implantação de hortas que se configuram como ambiente pedagógico voltado ao fortalecimento da cultura local, por meio da agricultura; ao estímulo de boas práticas alimentares, com a utilização das hortaliças produzida na merenda escolar; e ao reforço do ensino aprendizagem e à educação ambiental, com a possibilidade da utilização do espaço para as aulas.
 
O Instituto Imbassaí elabora, junto aos professores, o Plano Pedagógico que orienta o trabalho. Além disso, em cada escola há a criação do Clube da Horta, um grupo gestor, formado por alunos e professores que, como responsáveis pela horta, realizam a manutenção diária do espaço, com a limpeza do espaço e a irrigação. Das 12 escolas participantes, seis são da rede municipal de Mata de São João, três da rede municipal de Camaçari, dois colégios da rede estadual e uma escola particular sem fins lucrativos (ONG).
 
Além das atividades desenvolvidas na escola, as crianças do Clube da Horta, visitam regularmente o viveiro de mudas do resort Grand Palladium Imbassaí para aprender ainda mais sobre educação ambiental, por meio das práticas e processos de compostagem, de produção de mudas e dos variados tipos de plantio e espécies de plantas.
 
Segundo Francisco José de Oliveira, diretor superintendente do Instituto Imbassaí, outras duas escolas serão integradas ao projeto no segundo semestre e, em novembro será realizada a primeira Feira Orgânica do Projeto Horta nas Escolas.
 
Sobre o Instituto Imbassaí
O Instituto Imbassaí existe desde 2005, ou seja, desde antes da construção do Grand Palladium Imbassaí. O trabalho com o Instituto começou, inclusive e entre outras funções, com a missão de catalogar plantas e animais nativos. E o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa atua ativamente nessa parceria, contribuindo, não só financeiramente, mas no desenvolvimento de projetos e ações.
 
Hoje, o Instituto Imbassaí é reconhecido e parceiro de órgãos como SENAC e Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Mata de São João (SINDIHMAT). A Instituição está envolvida com a comunidade, atuando em diversas localidades dos municípios de Camaçari e Entre Rios, além, obviamente, das localizadas no litoral de Mata de São João.  Entre as atividades, estão ações como Jovem Aprendiz, que orienta e direciona os jovens ao mercado de trabalho local; cursos de capacitação profissional na área hoteleira, aulas de artesanato, de informática, alfabetização de adultos, horta nas escolas e o Projeto Bem Viver Imbassaí, que oferece atividades físicas para a terceira idade.

Serviço
palladiumhotelgroup.com
facebook.com/imbassaiinstituto