Vista panorâmica do The Royal Palm Plaza Resort
(foto: theroyal.com.br)

 
A cifra de R$ 100 mil vem sendo economizada mensalmente no complexo Royal Palm Resort, que congrega os hotéis Royal Palm Plaza e The Palms, em Campinas, no interior paulista. A ação é fruto de um projeto de redução no consumo de energia elétrica, tocado pela Indústrias Tosi, cujo aporte foi de R$ 2,5 milhões em equipamentos e instalações.
 
Conforme apurou o Hôtelier News, o investimento deve ser revertido em pouco tempo. “Com os resultados que temos observados, nossa expectativa é que tenhamos um retorno sobre nosso investimento em menos de dois anos”, pondera André Rigoni, gerente de Manutenção do Royal Palm Plaza.
 
Segundo ele, o projeto contemplava dois objetivos: adaptar a estrutura para torná-la sustentável e ecologicamente correta e reduzir as despesas fixas do complexo. “Encontramos soluções que nos trouxeram ambos, em linha com as nossas decisões de investimentos passadas. Para nós, é importante definir o Royal Palm como um grupo em sintonia com as recentes tendências – por isso modernizar nossa estrutura era uma grande prioridade”, garante.
 
Para tanto, foram instalados chillers com compressores centrífugos eletromagnéticos – máquinas que removem o calor de líquidos por compreensão de vapor -, para o circuito de água gelada, e bombas de calor, para aquecimento de água. O desafio maior era reduzir o consumo de energia elétrica da estrutura de controle de temperatura, cuja demanda era altíssima.
 
“O projeto no Royal Palm Plaza ocorreu em dois estágios. Em um primeiro momento fizemos estudos para mapear metas e definir que tipo de soluções seria ideal ao complexo. Começamos esse trabalho entre outubro e novembro de 2009. O segundo momento foi a implantação das tecnologias que selecionamos e o início das operações, o que ocorreu em setembro de 2010”, diz o gerente, mencionando que parte das metas de retorno do aporte já estão concluídas.
(Dênis Matos)