Puerto Vallarta está instalada no Estado de Jalisco, no México
(fotos: divulgação/MKT Network)

Instalada na costa mexicana menos conhecida dos brasileiros – a do Pacífico -, a cidade de Puerto Vallarta oferece o que há de mais tradicional no país: uma mistura de belas praias, típica cultura local e a famosa gastronomia. O destino busca firmar-se no mercado do Brasil como alternativa às localidades já conhecidas pelos viajantes.

Entre as praias, há as que contam com grande estrutura hoteleira, como é o caso da Playa de Oro, ao norte da cidade. Ali é possível realizar atividades como parasailing, moto aquática e natação. Há também Conchas Chinas, a poucos minutos do centro da cidade, que tem piscinas naturais formadas em pedras, mar azul turquesa e areias brancas. Já o povoado pesqueiro de Yelapa conta com uma trilha que dá em uma cachoeira de 50 metros. 

Outro passeio voltado para a natureza é o estuário El Salado, formado por uma área de mangue e pântano e outra de selva. Nos passeios é possível avistar, de um mirante, toda a diversidade do estuário, que se destaca pela grande quantidade de aves, crustáceos e crocodilos. A área é favorável para as aves migratórias e é o ciclo biológico de mamíferos e répteis, como crocodilos de rio.

As tartarugas são uma atração à parte: de agosto a dezembro, elas começam a chegar à cidade para sua temporada de desova. Na lista de espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as tartarugas são alvo de ações de proteção da Associação Hoteleira de Puerto Vallarta, do governo municipal e das autoridades federais. 

Já quem se interessa pela cultura local pode conferir as cerca de 30 galerias de arte com obras de artistas locais, nacionais e internacionais. É possível ver arte nativa, indígena e tradicional, arte em prata, vidro e cerâmica, arte popular, pinturas e esculturas contemporâneas. Há obras, inclusive, no Malecón da cidade, como o Cavalo Marinho, de Rafael Zamarripa, um dos símbolos mais conhecidos de Puerto Vallarta.

Confira alguns cliques do destino:

Serviço
www.visitapuertovallarta.com.mx