* De Riviera Nayarit, México

Praia de Punta Mita, uma pequena península da Riviera Nayarit (fotos: Juliana Bellegard)
Praia de Punta Mita, uma pequena península da Riviera Nayarit
(fotos: Juliana Bellegard)

A região que hoje se chama Riviera Nayarit foi batizada assim há quase sete anos, mas o projeto de Punta Mita já vem se desenvolvendo há mais tempo. O empreendimento compreende hotelaria de alta gama, dois campos de golfe com a assinatura do jogador Jack Nicklaus, centro de fitness e tênis, clubes de praia, e condomínios residenciais de veraneio; e começou a crescer com a abertura do Four Seasons Resort Punta Mita, em 1999.

Descrita como uma “ilha de luxo” e um “micro destino dentro de um macro destino”, Punta Mita tem 1.500 acres e é desenvolvida pela empresa mexicana Dine. O empreendimento é procurado principalmente por estadunidenses e canadenses – tanto residentes quanto hóspedes -, e também é frequentado por golfistas que compram um day pass para jogar nos campos do complexo.

Os campos de golfe – batizados Pacifico e Bahia – são de tamanho profissional, com 18 buracos, e instalados à beira-mar. O Punta Mita Pacifico ainda conta com uma atração a mais: o chamado “Rabo da Baleia”, um buraco opcional do circuito que está localizado em uma área que se assemelha à cauda de um mamífero marinho. Dependendo da maré, a ponta onde o golfista bate a bola e o buraco estão separados pela água, formando uma ilha natural.

Projeto do complexo de Punta Mita (imagem: puntamita.com/masterplan)
Projeto do complexo de Punta Mita
(imagem: puntamita.com/masterplan)

Na parte de hotelaria, além do cinco estrelas Four Seasons, o complexo conta ainda com outro empreendimento de luxo: o St. Regis Punta Mita Resort, inaugurado em 2009. O masterplan de desenvolvimento do projeto prevê, desde seu início, que outras grandes cadeias hoteleiras estejam presentes ali – somando quatro hotéis, incluindo um butique.

Emma Pérez, gerente de Marketing do complexo, explica no entanto que Punta Mita cresce de modo orgânico, acompanhando o volume de vendas de residências e as oportunidades do mercado de hospedagem. Portanto, não há prazo determinado para a expansão do parque hoteleiro.

Para quem busca uma residência de veraneio, há 13 condomínios nos quais pode-se adquirir uma propriedade e desfrutar de toda a estrutura de Punta Mita. Um destes condomínios é parte do Four Seasons – o Four Seasons Private Villas, que não só recebe residentes, mas também integra o programa interno de time share da rede.

Confira alguns cliques da visita à Punta Mita na galeria abaixo. 

Serviço
www.puntamita.com
www.rivieranayrit.com

* A reportagem do Hôtelier News viaja ao México a convite do Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau