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Qua 26 Jul 2017

Que impacto as novas políticas de publicidade do Google e da Apple podem causar à hotelaria?

A indústria hoteleira deve se manter atenta às novas medidas tomadas por gigantes da comunicação digital como o Google e a Apple em relação à publicidade veiculada por esses canais. As atualizações anunciadas para o Google Chrome e Safari, da Apple, não bloquearão todo o tipo de publicidade, mas certamente restringirão o tipo de conteúdo publicado, como mensagens de spam e de caráter intrusivo.

O Google assumiu uma abordagem colaborativa, deixando editores a par do que será permitido e o que será bloqueado. A Apple, por sua vez, adotou uma postura mais dura contra os anúncios que considera irritantes. Ambas as empresas ainda divulgarão mais detalhes sobre essas políticas.

No mês passado, anunciantes digitais (inclindo redes de hotéis) foram pegos de surpresa com o anúncio do Google Chrome, navegador mais popular do mundo, utilizado por 44% da audiência. O novo padrão ad-blocker vai eliminar anúncios digitais, sobretudo aqueles que ocupam mais espaço na tela do computador, com vídeos ou áudio de reprodução automática.

Em seguida, foi a vez da Apple anunciar a atualização do Safari com novos recursos que protegem a privavidade dos usuários, proporcionando uma experiência mais amigável para seus clientes. Estas incluem: prevenção de vídeo ou áudio em autoplay sem a permissão do usuário; desativação de monitoramento de anúncios (normalmente utilizado pelas companhias para rastrear o número de visitas dos usuários); e visualização de conteúdo mínimo em websites, que permite ao usuário visualizar somente o principal, sem quaisquer extras como publicidade, lista de sugestões, entre outros.

No entanto, o Google e a Apple não são os únicos a intervir e bloquear experiências de publicidade indesejadas. De acordo com o Interactive Advertising Bureau, cerca de 26% dos visitantes da web já admitiram ter instalado algum tipo de plugin que impede a exibição de anúncios e outros 10% também afirmaram ter baixado um tipo de  aplicativo que bloqueia anúncios em seus smartphones.

De que forma isso impacta os hotéis que dependem da publicidade digital para alcançar novos públicos e garantir as reservas diretas por meio de anúncios e disparos de Marketing? Confira abaixo algumas dicas publicadas pelo site norte-americano Tambourine.

1 -  Entenda os formatos de anúncios e onde eles se encaixam Se você compreende os tipos de anúncios e tem a estratégia certa para cada caso, você conseguirá chegar onde quer e atingir o seu público-alvo. Essa regra deve ser observada mais atentamente a partir de agora, já que o Google irá banir os anúncios pop-up de reprodução automática e aqueles que cobrem a maioria das páginas.

Nos últimos anos, a Apple vem intensificando suas ações no sentido de proteger a privacidade de seus consumidores. A próxima versão do Safari promete bloquear os dados de navegação do usuário, tornando mais difícil aos hotéis identificar o número de acessos e, a partir daí, moldar as suas campanhas de Marketing. Para empresas que não mantém uma relação direta com o consumidor, a desvantagem será ainda maior.

2 - Você está pagando por anúncios bloqueados?
Na estratégia de Marketing de um hotel será preciso intensificar o acompanhamento das campanhas digitais, identificando se seus anúncios estão sendo realmente publicados e se estão sendo bloqueados por algum plugin do navegador do usuário final.

Além disso, se você identificar muitos anúncios bloqueados no Google Chrome e no Safari, isso significa que é hora de repensar o jogo e trabalhar em novas maneiras de atrair a atenção do público ao seu empreendimento.

3 -  Mantenha o compromisso com a qualidade
Tais movimentos radicais adotados pelo Google e pela Apple possuem um só objetivo: eliminar o pior dos piores, dando mais espaço e visibilidade para conteúdos de qualidade e que respeitam a privacidade do usuário.

Assim, cabe aos hotéis desenvolver campanhas publicitárias que unam utilidade, entretenimento e estímulo ao diálogo ao invés de simplemente interromper a navegação ou a pesquisa do usuário.

* Crédito da foto: Pixabay/377053

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