RevPar da hotelaria de luxo francesa cai durante mês do Ramadã
(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

O Ramadã, mês sagrado do calendário islâmico celebrado com jejum e recolhimento dos muçulmanos, é uma data que vem impactando nos resultados da hotelaria francesa de luxo, segundo um levantamento da consultoria MKG Hospitality. A data varia de ano a ano – está atualmente em curso, celebrada desde o último 28 de junho até o próximo 27 de julho -, mas é um período do verão europeu em que os clientes do Oriente Médio deixam de viajar.

Esta clientela é bastante representativa entre o mix de hóspedes de empreendimentos de luxo e palácios e sua ausência pode ser percebida pelo no RevPar (receita por apartamento disponível) dos hotéis. Os dados da consultoria apontam que em 2013, quando o Ramadã foi celebrado no início de julho, o índice chegou ficar abaixo dos € 300 e subir novamente para quase € 500 após o fim do mês sagrado muçulmano. 

Os dados de 2012, 2011 e 2010 acompanham a mesma tendência – o hóspede do Oriente Médio tem perfil de maior poder aquisitivo e, neste período, é substituído por um cliente com menor predisposição para gastos. A rentabilidade dos hotéis, assim, cai.

Os muçulmanos adaptam suas viagens e seu calendário religioso e os hoteleiros já acompanham esta tendência, segundo o relatório da consultoria. Seguindo as datas de 2014, muitas aberturas e reaberturas foram planejadas para agosto, assim como as reformas maiores estão sendo feitas durante o mês de julho.

Serviço
www.mkg-hospitality.com