Raquel Lima trabalhou na área de vendas da Marriott por dez anos
(foto: Peter Kutuchian)

Desde janeiro deste ano Raquel Lima está no Expedia, onde é responsável pela área de Brazil Cities que inclui, basicamente, todo o território brasileiro, excluindo o litoral e Foz do Iguaçu. Ela iniciou sua carreira na Varig, e logo começou a atuar no segmento hoteleiro, onde acumulou 17 anos de experiência, a maioria dela adquirida na área de vendas da Marriott, onde atuou por dez anos. Saindo da rede norte-americana em 2010, já como gerente de Contas Nacional Sênior, ela foi trabalhar na área de Operações da Nascimento Turismo.

"Acredito que ter passado por diferentes áreas do turismo e poder integrar a equipe de uma OTA (Online Travel Agencie), como a Expedia, ampliou muito meus conhecimentos", comenta a executiva.

Após a sua chegada na Expedia, Raquel se engajou nas premissas da empresa, que são parecidas com os pilares dos empreendimentos hoteleiros, que trabalham pela excelência em serviços. "Nossos pilares também incluem o bom relacionamento com os clientes e parceiros, serviço rápido e eficiente e constante inovação. Com isso em mente, começamos a realizar workshops pelo Brasil para falar um pouco mais com hoteleiros sobre o mundo online e tudo o que a nossa ferramenta pode proporcionar, como informações de mercado, ações para melhorar o ranking do hotel nas páginas, gerenciamento de tarifas e inventário", explica.

O dia-a-dia dela é bastante dinâmico, uma vez que os parceiros brasileiros da Expedia no Brasil possuem realidades bastante distintas em relação a características de outros mercados como sazonalidade, demanda, categoria de hotéis e acesso à tecnologia.

 

Segundo Raquel o Brasil é imenso e riquíssimo, por isso mesmo os desafios também são bastante distintos. Desde as grandes distâncias entre estados ao atual momento de crise na economia brasileira. "Ainda assim, por causa da crise e da alta do dólar, as pessoas têm preferido os destinos nacionais, viagens para outros locais no próprio País – o que é positivo para a Expedia. Nós também temos que lembrar que, uma vez que o real está caindo, o Brasil torna-se atraente para os viajantes estrangeiros, que encontram preços relativamente baixos", analisa.

Ela comanda uma equipe com mais de dez profissionais que cuidam diariamente das relações com os hotéis parceiros e trazem novos hotéis ao portfólio do grupo Expedia no Brasil. "Tenho buscado direcionar a equipe, ainda mais, para os resultados por meio de uma relação “ganha-ganha” com os hotéis na medida em que oferecemos aos parceiros mais do que apenas um canal de distribuição mas também informações de mercado, tendências e expertise", diz Raquel, revelando também que o time do Brasil continua a crescer, com a contratação de cinco novos funcionários em 2015.

Sobre o crescimento da Expedia no Brasil neste ano, ela diz que a primeira metade do ano para o grupo Expedia foi bastante positiva, mesmo em meio ao atual cenário econômico do Brasil. A demanda de viagens para o Brasil continuou a crescer em sites do grupo Expedia no primeiro semestre, de tal maneira que a demanda de viagens domésticas, por exemplo, aumentou quase 140%. Os principais mercados do Brasil registraram um crescimento saudável: a procura por São Paulo aumentou 50%, e a pelo Rio de Janeiro, mais de 40%, em comparação ao mesmo período do ano passado. As vendas por dispositivos móveis aumentaram mais de 130% no primeiro semestre deste ano, com um aumento de mais de 100% em São Paulo, mais de 110% para o Rio de Janeiro e mais de 150% para Salvador. "Abrimos também um novo escritório em Recife para melhor apoiar os nossos hotéis parceiros na região" diz Raquel.

Além do novo escritório em Receife, a Expedia está fisicamente em outros dois mercados, Rio de Janeiro e São Paulo, onde Raquel trabalha.


Portfólio global do Grupo Expedia

Indagada sobre os diferenciais da Expedia, ela diz que Grupo oferece aos hotéis parceiros uma enorme exposição global em mais de 150 sites de reservas de viagens de mais de 70 países, bem como sites e aplicativos, incluindo as marcas Expedia.com, Hotels.com, Hotwire, trivago, Wotif group, Travelocity e Venere. "Neste ano, o Grupo também anunciou uma parceria com a Despegar e recentemente concluiu a aquisição da Orbitz Worldwide. Investimos fortemente em tecnologia para nos certificar de que nossos parceiros estejam representados onde os viajantes estiverem comprando – pelo nosso aplicativo para tablets, aplicativos móveis, Apple Watch apps e outros. Os sites do grupo Expedia aceitam mais de 30 moedas, e, além de cartões de crédito, alguns sites oferecem ainda opções de pagamentos alternativos, como parcelas, Bitcoin e cartões de presente", relata Raquel.

Ela ainda diz que a equipe está muito ansiosa para trazer o aplicativo Expedia PartnerCentral aos hotéis parceiros no Brasil, uma vez que irá permitir-lhes gerir os seus negócios com o grupo Expedia a qualquer hora, em qualquer lugar. "Eu não posso falar o momento exato do lançamento, mas a equipe de produtos está trabalhando bastante para deixar o app pronto para o nosso mercado", diz.

Para finalizar, Raquel responde sobre seus planos para o futuro: "pretendo continuar a estudar para poder ampliar meus conhecimentos nas áreas de marketing e e-commerce, e também desejo conseguir seguir me desenvolvendo profissionalmente, sempre buscando balancear o lado profissional com o pessoal", projeta a executiva

Serviço
expedia.com.br/
expediainc.com