De Ciudad del Este, Paraguai*

Phillippe e Charif Hamm Oud, sócio-investidores, ao lado de Alceu Vezozzo Filho, presidente da Bourbon Hotéis e Resorts

Ontem (28), Ciudad del Este, no Paraguai, recebeu oficialmente o primeiro hotel da marca Rio Hotel by Bourbon. A unidade, aberta no final de junho, fica no centro da cidade, possui dez andares, lobby interligado com recepção e restaurantes, academia de ginástica, salão de eventos e 116 apartamentos com minibar, mesa de trabalho, acesso à internet, TV LCD, secador de cabelos, cofre e banheiros espaçosos.

Fernando Macedo, diretor das unidades internacionais da rede, afirmou que, após estudo de mercado, ficou claro que um hotel de excelente qualidade era demanda essencial em Ciudad del Este. “Este é o primeiro hotel da cidade com nível internacional”, afirma Alceu A. Vezozzo Filho, presidente da Rede Bourbon.

De acordo com ele, este é um projeto destinado ao “consumidor moderno”, pois parte dos clientes virá para lazer e outra parte, a trabalho. Afinal, esta se trata de uma cidade comercial. Ele explica que a expectativa de taxa de ocupação girará em torno de 60% a 80% ao ano.

“O sonho da construção deste hotel começou há uma década”, conta Charif Hamm Oud que, junto ao irmão Phillippe Hamm Oud, são sócio-investidores do Rio Hotel by Bourbon junto da Rede Bourbon. De acordo com eles, o projeto demandou investimentos de cerca de 18 milhões de dólares.

Phillippe conta que, entre os principais desafios de sua construção estava justamente encontrar uma boa construtora, já que as empresas que fizeram hotéis na cidade nunca antes haviam trabalhado por um empreendimento hoteleiro com tamanha complexidade. Encontrada a empresa, chamada Gomez Abente, ficou mais simples pensar no projeto arquitetônico, uma influência luso-brasileira. 

Vezozzo conta que outro grande desafio foi encontrar mão de obra qualificada, conforme os padrões de qualidade exigidos pela Rede Bourbon. “Fizemos diversos treinamentos, a equipe de nosso hotel em Assunção esteve muito tempo aqui. A proposta dos demais hoteis da cidade – sem desmerecer nenhum – não é a nossa”, diz. São 350 colaboradores, sendo apenas dois brasileiros.

Outro desafio foi a escolha do nome, feita com ajuda de uma consultoria especializada. “Rio é um nome que pode ser falado por todos, é reconhecido por todos, lembra a Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, é fácil de falar e memorizar”, celebra Ancelmo. O nome influenciou a decoração temática do hotel e o “clima” do empreendimento, que tem uma atmosfera descontraída, relaxada e bem confortável.

Antes de se despedir em direção ao coquetel de celebração da inauguração, Ancelmo contou que o hotel é um marco e inicia uma nova jornada para a Rede Boubon. “Este é um negócio de longo prazo. Vamos seguir com outras propriedades na América do Sul”, afirma.


Wellington Aquino, gerente geral do hotel, Adriana Cardoso, diretora de Marketing e Produto e Fernando Macedo, diretor de unidades internacionais da Rede Bourbon

Hospedagem única no destino
Adriana Cardoso, diretora de Marketing e Produto da rede, explica que um dos desafios é mostrar aos brasileiros que agora eles têm uma opção confortável de hospedagem na cidade, sem necessidade de cruzar a Ponte da Amizade todo dia. "Podem confiar que temos hospedagem diferenciada", diz.

Outra estratégia tem sido se comunicar com os clientes da rede que frequentam os hotéis Bourbon em Assunção e Ciudad del Este, no Paraguai e o Cataratas, em Foz do Iguaçu. "O objetivo é fazer com que eles circulem entre os três empreendimentos", conta. Ela diz que a comunicação  com os clientes é toda feita por meio de mensagens eletrônicas, pois os hóspedes têm essa preferência. "Temos a expectativa de este ser o hotel mais bem avaliado no destino, com a melhor reputação. A marca Rio Hotel tem como promessa uma relação de custo benefício bem consolidada, com preço justo pelo que é oferecido", finaliza.

Confira abaixo algumas fotos da inauguração oficialdo Rio Hotel by Bourbon Ciudad del Este.

* A reportagem do Hôtelier News viajou para o Paraguai a convite da Bourbon Hotéis e Resorts.

* Fotos by Karina Miotto