Em 1972 o advogado e empresário Alberto Abujamra decidiu entrar no ramo hoteleiro e para isso adquiriu uma propriedade na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. No entanto, para fundar a rede, o executivo precisava de um nome.

Para celebrar a concepção de seu novo empreendimento, ele reforçou seu laço matrimonial com Jacira Mauad Abujamra, fundindo os dois sobrenomes – Mauad e Abujamra – e criando a Mabu Hotéis & Resorts, que teve como primogênito o Royal & Premium Hotel.

 

Alberto Asseis, superintendente da rede
(fotos: divulgação e hoteismabu.com.br)
 
Atualmente presidido por Jacira, o grupo cresceu e dispõe de três empreendimentos, que somam 438 UHs, e 450 colaboradores. A fim de saber mais sobre a empresa que nasceu de um casamento, o Hôtelier News conversou com a diretoria e traçou o panorama atual da companhia, bem como suas perspectivas futuras.

Por Fernando Chirotto

Mabu Royal & Premium Hotel
Na verdade não houve um empreendimento inicial na rede, mas sim dois: Royal Hotel e Premium Hotel, sendo o primeiro cinco estrelas e o segundo, quatro – juntos totalizam 150 apartamentos. Com ambientação assinada pelo arquiteto Jayme Bernardo, as duas torres independentes disponibilizam opções de serviços e diárias diferenciados. Entre eles estão business center, lavanderia, room service 24 horas, ar-condicionado, piscina não aquecida, internet nas UHs – wi-fi e banda larga -, cofre, estacionamento e lavanderia.


Lobby do Mabu Royal & Premium

“O hotel sempre procurou oferecer o melhor em conforto nos seus apartamentos e suítes, além da gastronomia, que apresenta um diferencial marcante na sua proposta ao trazer festivais  comandados por grandes chefs”, afirma Alberto Asseis, superintendente da rede.

Como destaques do local aparecem as suítes temáticas – japonesa, árabe, indiana, havaiana -, que, de acordo com o grupo, “são direcionadas àqueles que desejam do hotel não apenas um apartamento confortável, mas uma experiência diferente e inesquecível, como uma noite de núpcias, um presente corporativo ou um evento”.


Suíte árabe: uma das opções temáticas
localizadas na torre Premium…


…que também conta com uma acomodação havaiana

 
As suítes indiana e japonesa complementam a oferta temática

Por estar localizado próximo ao Teatro Guaíra, o empreendimento tem forte ligação com a arte, a qual é tangível por meio do Jayabujamra Espaço de Arte. O local recebe exposições de nomes consagrados, sem esquecer de novos talentos, que têm a oportunidade de mostrar suas pinturas, esculturas e desenhos, entre outras manifestações. A estrutura do espaço também pode receber coquetéis e eventos.

Além disso, a propriedade dispõe de 1 mil m² para encontros de todos os tipos, podendo atender até 600 pessoas simultaneamente. São oferecidos salões e espaços vips, que podem abrigar desde pequenas reuniões de negócios até grandes eventos.


Outro apartamento do Mabu Royal & Premium

A gastronomia do local pode ser conferida em duas opções: o restaurante Dumont, especializado na culinária internacional e com um toque franco-italiano, e a Brasserie Portinari, que serve buffets da cozinha contemporânea e regional. Há também o bar Villa-Lobos, no qual é oferecido menu diversificado de drinks e aperitivos a hóspedes e passantes que se reúnem para assistir aos pocket-shows realizados no local.

Ao falar sobre as novidades em serviços de A&B, Asseis destaca uma ação. “O hotel lançou recentemente a campanha Drink & Conforto, destinada às pessoas que não querem infringir a Lei Seca. A opção consiste em uma tarifa especial na hospedagem, estacionamento cortesia e café da manhã na torre quatro estrelas, visando o entretenimento dos clientes que optarem por realizar happy hour no bar Villa-Lobos ou jantar na Brasserie e consumirem bebida alcoólica”, conta.

Mabu Parque Resort
Em 1992, 20 anos após a primeira construção, a rede deu origem ao seu segundo empreendimento, este com mais potencial para atividades de lazer e eventos.


Vista aérea do Mabu Parque Resort
Situado a 15 minutos do centro de Curitiba, a propriedade conta com 36 mil m² de paisagismo e oferece 80 apartamentos double queen e opções de entretenimento como piscinas, campos de futebol, quadra poliesportiva (tênis e futebol de salão), estrutura para volêi de areia, churrasqueiras, fitness center e saunas.


Piscinas do resort
A área de eventos é climatizada e comporta até 600 pessoas, acomodadas em 600 m² moduláveis. Também estão disponíveis salas de apoio, além de uma cozinha central e estacionamento.

A gastronomia fica por conta da recém-renovada Bratisserie Portinari – clique aqui para saber mais sobre a reforma – e do Villa Lobos Bar, ambos planejados para atender diversos tipos de encontros.

 

Bratisserie Portinari

Os destaques dos menus são as opções de carnes típicas da região, como Porco no rolete, Carneiro no buraco e Costela fogo de chão.

Mabu Thermas & Resort
Fundado em 1997 em Foz do Iguaçu, o mais novo hotel da rede é também o maior – conta com 208 UHs. Além de oferecer hospedagem all inclusive, o empreendimento tem como difererencial sua localização. Ele fica sobre o Aquífero Guarani, tido como uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo.


Vista panorâmica do Mabu Thermas & Resort

Com este recurso natural, oferece quatro fontes termais que mantêm a temperatura média de 36ºC ao longo do ano, além de espaços como quadras poliesportivas, fitness center, salas de jogos e opções de trilhas ecológicas e pesca.


Uma das piscinas com águas termais

Após a prática de exercícios, os clientes podem utilizar o espaço Corpo e Mente, projetado para proporcionar relaxamento e restaurar as energias. O local oferece massagens, aulas de ioga e tai chi chuan e terapias como a vibracional e psicotrônica, além de ofurô e salão de beleza.

A propriedade também possui a maior estrutura de eventos entre os hotéis da rede – são 10 mil m² que comportam mais de 5 mil pessoas. Os salões recebem realizações que podem variar de 30 até 2,7 mil participantes.


Um dos espaços gastronômicos do empreendimento

Além de uma unidade da Bratisserie Portinari, o complexo conta com o Carmen Miranda Café e o Bar do Pirata, espaços que oferecem drinks, petiscos e lanches rápidos.

“Uma opção exclusiva é o Pedágio Feliz, na qual o cliente pode trocar os tíquetes pagos nas praças de pedágio por bônus que podem gastos na Mabu Gift Store, loja de conveniência do resort”, conta Asseis. “Também há a Felicidade Programada, em que o cliente pode agendar sua estada para o feriado do próximo ano com pagamento em até dez vezes. E, por fim, contamos com o plano Amigo Chamon, com a comodidade do transfer de ida e volta entre o aeroporto e o hotel”, completa.

Hotéis franqueados
Entre 2005 e 2007 a rede emprestou seu nome e conceito para seis empreendimentos hoteleiros, espalhados pelo Paraná e capitais de estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. No entanto, os resultados não foram satisfatórios.


(foto: sergiocruzimoveis.com.br)

“A franquia no Brasil é um prática difícil. Em vista da falta de regulamentação, não conseguimos chegar a um acordo com os donos das propriedades. O modelo de gestão já não era interessante e decidimos retroceder, trabalhando apenas com empreendimentos próprios”, explica Asseis. “Contudo, saímos das franquias com uma relação amigável, dando aos parceiros um prazo suficiente para se organizarem”, garante.

Programa de fidelidade
A rede possui um programa de fidelidade específico, o Clube de Vantagens Mabu, focado em garantir que o hóspede volte ao Mabu Thermas para usufruir benefícios especiais. “Ele oferece descontos em meses como março, abril, maio e junho. A adesão é simples. Todos os hóspedes do empreendimento recebem a cartilha com seu nome completo e o número da reserva no momento do check-out. Desta forma, os inúmeros cupons de descontos disponíveis  poderão ser utilizados na próxima hospedagem. Os benefícios vão de 10% de desconto a uma cortesia de apartamento nas mesmas condições do adquirido”, conta o superintendente da rede.


Aula de ginástica na piscina

O executivo complementa ao explicar que a facilidade pode ser aproveitada pelo turista de negócios. “O programa também é uma oportunidade para os clientes corporativos utilizarem as vantagens no âmbito pessoal. Em vista da grande estrutura de eventos do resort, fato que resulta na absorção de dezenas de realizações anualmente, muitos hóspedes poderão utilizar os benefícios para retornar ao resort com a família. Além disso, os cupons são transferíveis, ou seja, quem já se hospedou no empreendimento pode presentear um amigo ou familiar com seu desconto”, diz. 

Crise
Asseis conta que, por possuir três hotéis no Paraná, a rede dispõe de um grande visibilidade no estado, sendo conhecida por 70% do trade local. No entanto, isso não é suficiente para ficar imune aos efeitos da crise econômica. “Entre fevereiro e março sentimos uma retração do mercado de lazer, mas isto não mudará nossos objetivos”, afirma.


(foto: macmagazine.com.br)

Quando questionado sobre como encarar a situação, ele aponta a atuação em novos nichos como uma alternativa. “Somos um grupo com 35 anos de tradição. Já passamos por outras experiências econômicas difíceis, como os planos Collor e Cruzado, e aprendemos administrar. Trata-se de um momento complicado, no qual temos que explorar novas áreas de atração, visto que estamos adequando a nossa marca e mantendo os objetivos que sempre tivemos: qualidade e satisfação do cliente”, explica. “Mesmo em momento de reflexão, estas metas são sempre estaveis”, completa.

Expansão e futuro
Ao falar sobre expansão, o executivo descarta a possibilidade da rede incrementar seu portfólio de hotéis a curto prazo. “No momento não temos como pensar nisso (novos empreendimentos). O objetivo é manter a qualidade e o nível dos que temos”, justifica.


(foto: 4.bp.blogspot.com)

Asseis também divulga as metas estabelecidas pela rede para 2009. “Queremos trabalhar com uma ocupação de 60%, diária média de R$ 180 para Curitiba e R$ 720 em Foz do Iguaçu, onde recebemos a maioria dos eventos”, revela.

Atuação sustentável
O executivo também conta que a rede está engajada nas questões socioambientais, promovendo ações sustentáveis. “Temos preocupação com a sociedade. Não ajudamos apenas gerando empregos, mas também doando materiais como roupas de cama e banho a orfanatos, asilos e outras instituições carentes”, conta. “Também temos uma franquia para que a polícia militar de Curitiba frequente nossos refeitórios, ação promovida para apoiar e agradecer os serviços prestados por estes profissionais”, completa.


Cataratas do Iguaçu, atração próxima ao Mabu Thermas

A redução de impactos ambientais também está entre as práticas adotadas. “No Mabu Thermas contamos com um sistema de esgoto dentro das normas ambientais, o qual trata e garante 98% de pureza da água”, esclarece.

Escritórios de vendas
A rede opera em dois endereços comerciais, além de contar com representação no Rio de Janeiro.

Central nacional:
Avenida Candido Abreu, 140 – 1º andar – Centro – Curitiba (PR)
4002-6040

São Paulo
Rua Henrique Bernadelli, 136 – cj. 21 – Santana – São Paulo
11 3798-3665 / 3233-6614

Central de reservas
0800 417-040

Serviço
www.hoteismabu.com.br