Fundada por Lidio Slaviero, a rede homônima do sul do país fez seu check-in no trade hoteleiro em setembro de 1981 com a construção do Slaviero Palace Hotel, no centro de Curitiba. Nove anos mais tarde surgiu a segunda propriedade: Slaviero Braz Hotel, também na capital paranaense.

A partir de 2000, a rede passou a administrar empreendimentos de investidores, apostando em suas próprias marcas com as unidades e.xecutive. Já em 2002, chegaram ao mercado os hotéis temáticos Conceptual, bandeira na qual foram abertos o Slaviero Rockefeller e Full Jazz.
Agora, com 27 anos de experiência acumulada, 17 empreendimentos – um não inaugurado -, cerca de 550 colaboradores diretos e 1.526 UHs, a rede administrada por Eduardo Slaviero Campos aposta na identificação com os hóspedes. E, fazendo uso do próprio slogan da rede, o Hôtelier News conversou com seus diretores para saber porque os Hotéis Slaviero Combinam com Você. 
 
Por Fernando Chirotto


Eduardo Slaviero Campos
(foto: Thais Medina)


A rede conta com quatro bandeiras, que abrangem os mercados econômico, superior, luxo e super luxo. São elas: Slaviero Slim, Slaviero Executive, Slaviero Suítes e Slaviero Conceptual. Além disso, ainda há três unidades fast sleep em aeroportos – uma em Curitiba e duas em Guarulhos.


Contando apenas com o Slaviero Slim de Curitiba, a marca tem como objetivo oferecer a melhor relação entre custo e benefício ao hóspede. Pertencente à categoria econômica, sua premissa é unir tarifa acessível a agilidade e praticidade.


Slaviero Slim Curitiba
(fotos: divulgação)

Os 108 apartamentos de 17 m² são equipados com ar-condicionado, bancada de trabalho, internet banda larga, TV de 20″ a cabo, frigobar e cama box spring nas montagens twin e casal.
O empreendimento ainda disponibiliza business center, restaurante, bar, sala de ginástica e lavanderia.

Como o próprio nome indica, a Slaviero e.xecutive possui hotéis com o objetivo de oferecer serviços específicos para executivos. Funcionalidade, conforto e eficiência no atendimento são características que estes empreendimentos buscam, além de contarem com localização estratégica – próximos a polos comerciais – e estrutura moderna.

Atualmente a rede conta com seis empreendimentos desta bandeira, localizados nas cidades de Curitiba, São Paulo, Pinhais, Ponta Grossa e Araponga – além do e.xecutive Florianópolis, que deve ser inaugurado em abril. São eles:

– Slaviero e.xecutive Arapongas (PR): 147 apartamentos
– Slaviero e.xecutive Curitiba (PR): 70 apartamentos
– Slaviero e.xecutive Pinhais (PR): 71 apartamentos
– Slaviero e.xecutive Ponta Grossa (PR): 140 apartamentos 
– Slaviero e.xecutive Jardins (SP): 238 apartamentos
– Slaviero e.xecutive Florianópolis (SC): 133 apartamentos (previsto para ser inaugurado em abril)
 
 
Slaviero e.xecutive Florianópolis: por fora e por dentro

Com opção para os hóspedes de longa permanência, a marca Suites caracteriza-se pelo serviço exclusivo de flat, que objetiva proporcionar praticidade e conforto, ajudando os clientes em suas tarefas diárias. Atualmente a rede possui dois empreendimentos desta bandeira:

– Slaviero Suites Curitiba: 132 apartamentos
– Slaviero Suites Joinville: 76 apartamentos
 


Slaviero Suites Curitiba

 
Para alguns tipos de hóspedes, facilidades na estrutura do hotel e bom atendimento não são suficientes. Muitos querem um local que, além de ser aconchegante, tenha características diferenciadas, no qual possam se sentir em uma outra cidade ou até mesmo em um vilarejo com arquitetura histórica.
 
Com objetivo de atender a este tipo de cliente, a Slaviero criou a bandeira Conceptual, que conta com quatro unidades:
– Slaviero Braz Hotel, Curitiba (PR): 89 apartamentos
Localizado na rua XV de Novembro – também conhecida como rua das Flores -, está em frente a Boca Maldita, um dos pontos de encontro mais conhecidos da capital paranaense. Aposta no estilo e arquitetura como diferenciais.
– Slaviero Palace Hotel, Curitiba (PR): 112 apartamentos
Com objetivo de proporcionar um ambiente de primeira classe e elegância, foca na excelência de serviços e atendimentos. Conta com o Le Doyen, restaurante que serve pratos de gastronomia internacional e brasileira.


Apartamento do Slaviero Palace Hotel, o primogênito da rede

– Slaviero Full Jazz, Curitiba (PR): 84 apartamentos
Inspirado no ritmo norteamericano que surgiu em Nova Orleans, o hotel oferece um bar com programação de música ao vivo, onde clássicos de Ray Charles, Ella Fitzgerald e muitos outros marcam presença. Além disso, a decoração das UHs conta com retratos de jazzistas famosos.


Apartamento do Slaviero Full Jazz: clima intimista
combinado ao ritmo norteamericano
(foto: Thais Medina)
– Slaviero Rockefeller, Curitiba (PR): 78 apartamentos
A sensação de se hospedar em Nova York, mesmo estando em Curitiba, é tangível no hotel em que se respira a Big Apple, seja na decoração clean e elegante ou na arquitetura inspirada nos edifícios da metrópole. Todos os espaços gastronômicos e de eventos foram batizados em homenagem à cidade que nunca dorme – as salas Wall Street e Madison Square Garden são exemplos -, e o corredor dos andares ainda traz a réplica de um famoso monumento do destino.


Slaviero Rockefeller

(foto: Fernando Chirotto)
– Slaviero Villaggio, Curitiba (PR): 48 apartamentos
A arquitetura histórica das pousadas italianas é retratada neste empreendimento, que, apesar do design clássico, conta com tecnologia e infraestrutura de hotéis modernos. Dispõe de quatro salas de eventos, restaurante, business center e bar.

A fim de oferecer descanso entre um voo e outro, as hospedagens do conceito Fast Sleep – também conhecidos como casas de repouso e banho – contemplam cabines de 3,5 m². As habitações são equipadas com ar-condicionado, TV, banheiro, acesso à internet, telefone e amenities da Slaviero, com opções cama ou beliche.
 
 
Entrada e acomodação do Fast Sleep Curitba
(fotos: divulgação)
 
Atualmente a rede opera três unidades do conceito: Fast Sleep Curitiba, no Aeroporto Internacional Afonso Pena; e dois Fast Sleep Guarulhos, com alas Internacional e Nacional, ambos em Cumbica.
 

No detalhe, a recepção
 
Programa de fidelidade
Em busca da preferência de seus hóspedes, a Slaviero criou o Privilege, um cartão de incentivo para vendas de seus hotéis. “Trabalhamos com a estimativa inicial de 5 mil novos clientes por ano”, aponta José Ditzel Gobbo, diretor de Desenvolvimento Organizacional da rede. “Além disso, a ferramenta agrega turistas internacionais do cartão Club Hotel e oferece benefícios na hospedagem, como uma diária especial e descontos nos restaurantes dos empreendimentos”, conta o executivo.


José Ditzel Gobbo, diretor de Desenvolvimento
Organizacional da rede Slaviero
Presente e futuro
A Hotéis Slaviero duplicou o número de suas unidades nos últimos três anos. Em 2008, quando a rede cresceu 24% na RevPar, 10% em diária média e 13% de ocupação, quatro foram inauguradas.
 
Apesar de comemorar seu posicionamento atual no mercado, as palavras de ordem continuam sendo crescimento e expansão. “Estamos avaliando as principais capitais do país para escolher onde serão os novos hotéis. Temos interesses em diversas regiões. Nossa área de expansão tem como objetivo cuidar especificamente desse aumento da rede e está trabalhando para decidir os melhores locais e oportunidades”, explica Eduardo Slaviero Campos, diretor da rede. 

 

Lobby do Slaviero Rockefeller: decoração clean e elegante
(foto: Fernando Chirotto)

Gobbo endossa a fala de Campos revelando os planos de expansão. “Com as bandeiras Conceptual, Suites, e.xecutive e Slim, que dispomos para atender a todos os segmentos, temos uma expectativa de crescimento de 50% nos próximos três anos. Estamos focados em capitais como São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá e cidades de porte médio do Paraná e Santa Catarina”, antecipa. “Os locais prioritários são os que, pelos nossos estudos, ainda temos espaço para crescer, como São Paulo. Estrategicamente estas cidades complementam nossa malha de destinos com maior demanda corporativa”, explica.
Posicionamento no mercado
Quando questionado sobre o desempenho em relação à concorrência, Gobbo afirma que “o market share da rede é  bastante variável em função de praças, regiões e segmentos de atuação”.


Slaviero e.xecutive Jardins
(foto: Rhaiane Sodré)

A gestão Slaviero é orientada de acordo com as necessidades do mercado. Portanto, prezamos pela proximidade com o cliente, flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças, comunicação direta com a direção geral e principais executivos, o que agiliza a tomada de decisões. Além disso, possuímos uma estrutura organizacional perfeitamente ajustada às necessidades, resultando em menos gastos, uma vez que a empresa é comprometida com o aumento da rentabilidade do negócio e distribuição de lucros aos investidores. Por fim, temos a obsessão pelo perfeito atendimento e melhor servir aos clientes”, enumera Gobbo.

Crise

Assim como todo o mercado hoteleiro, a rede se mostra cautelosa em relação aos efeitos que a instabilidade econômica já provoca. “Estamos encarando a crise com bastante realismo, tendo como premissa que o mundo real tem que continuar crescendo, mas não com taxas tão elevadas. As empresas e pessoas terão que se ajustar, principalmente nas economias mais desenvolvidas”, pondera.
 

Vista de Curitiba, onde está a maioria dos hotéis da rede
(foto: Fernando Chirotto)

Contudo, os planos de expansão serão mantidos. “Vamos ficar atentos, sendo que nossos objetivos permanecem inalterados, justamente por estarem perfeitamente ajustados ao nosso porte, capacidade de crescimento e gestão”, justifica.

 
Quando questionado se a rede já sente a mudança de comportamento dos clientes, Gobbo revela que “há retração em alguns segmentos e praças, principalmente nas que foram mais afetadas, como por exemplo a indústria automobilística“.

 
Escritórios de vendas
A rede possui escritórios regionais em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, interior do Paraná, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo.
Sede
Rua Senador Alencar Guimarães, 50 – Centro – Curitiba (PR)
41 3017-1000 

Central de reservas
0800-704-3311

Serviço
www.hotelslaviero.com.br