Redes Hoteleiras: Starwood quer chegar a 1 mil hotéis em 2009
7 de maio de 2009
Em 1999, a empresa adquiriu a Vistana Inc., depois batizada de Starwood Vacation Ownership, Inc., companhia voltada para o mercado de incorporação e operação de resorts em sistema time share – hoje conta com 26 propriedades, localizadas nos Estados Unidos, México e Bahamas.
No Brasil, a rede possui seis empreendimentos: Sheraton Barra Hotel & Suítes, Sheraton Porto Alegre, Sheraton Rio Hotel & Resort, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Four Points Curitiba e Four Points Macaé.
Confira abaixo mais informações sobre cada marca da Starwood.
Westin
Four Points by Sheraton
Criada em 1995, a marca de categoria mid-scale veio substituir para linha Sheraton Inn. São 120 hotéis em 21 países e Four Points busca ser mais prática e tem a premissa de “viver os prazeres simples da vida”. São esperados mais cinco hotéis ainda para este ano na América do Norte e na Ásia.
Aloft
Le Meridien
Originalmente a marca pertencia ao francês Le Meridien Etoile, da companhia aérea Air France. Tem a proposta de misturar a cultura contemporânea com o clássico europeu. São mais de 120 empreendimentos espalhados cerca de 50 países.
Os hotéis focam na arte e até as chaves são personalizadas com obras, servindo de passaporte para galerias como Elementa (Dubai), Jean Leon (Barcelona), Yerba Buena (San Francisco), Gallerie Taksu (Kuala Lampur), Moca (Shangai), Secession (Viena), NMNM (Monte Carlo) e Macba (Barcelona). São chamadas de unlock door.
St. Regis
Element by Westin
Sheraton
Pertencente à categoria upscalle full service, é maior marca da rede. Existe desde 1937, quando foi fundada por Ernest Henderson. Em 1985 foi o primeiro hotel internacional a fixar na China, entrando depois na rede Starwood.
Um dos principais destaques é o Link@Sheraton, versão informatizada do lobby dos hotéis Sheraton que consiste em uma mistura de business center e lobby. O espaço conta com a parceria da Microsoft.
W Hotels
O plano da marca é triplicar o número de empreendimentos até 2011.
The Luxury Collection
A marca possui mais de 69 hotéis e resorts em cerca de 26 países. Está presente na América Latina, em destinos como Argentina e Chile.
Programa de fidelidade
Desde o seu início, em 1999, o Starwood Preffered Guest (SPG) já inclui mais de 47 milhões de membros. Os pontos acumulados podem ser revertidos em hospedagem gratuita, conveniência e milhas aéreas – que podem ser usadas em 33 companhias
parceiras.
Os membros do SPG também usufruem de benefícios como finais de semana gratuitos: todos os hóspedes que integram o programa, independentemente do tempo de adesão, e que tiverem duas estadas em qualquer hotel da Starwood entre 1º de maio e 31 de julho de 2009, ganham uma noite grátis no fim de semana. Ainda é possível combinar as room nights e formar um final de semana inteiro, já que a quatidade não é limitada.
Para participar do programa, basta se cadastrar pela internet ou no próprio hotel.
Design
Futuro
A rede está no meio de um projeto de expansão global, incluindo mais de 400 hotéis que somarão mais de 100 mil UHs, sendo que maioria deles vão se encontrar fora dos EUA, em destinos como Índia, China, Oriente Médio e Rússia.
Os planos de expansão da rede incluem 60 projetos residenciais com as marcas upper-upscale – St. Regis, W, The Luxury Collection e Westin -, que serão edificados em destinos como Aspen, Deer Valley, Punta Mita, Nova York, Dallas, Boston, Cingapura e Dubai. Neles, os donos terão acesso ao serviço hoteleiro e amenities disponíveis para hóspedes, como room service, spa, academia e concierge.
Já o braço Starwood Vacation Ownership, por sua vez, tem planos de expansão que incluem 12 propriedades em países como Estados Unidos, Havaí, México e Caribe.
A rede, em parceira com seus investidores, espera atingir a marca de 1 mil hotéis em mais de 95 países em 2009, implantando empreendimentos de todas as suas marcas.
“Benefícios gerados por empreendimentos hoteleiros, como os desenvolvidos por Starwood Hotels & Resorts, não são percebidos apenas pelos hóspedes, surpreendidos com experiências
positivas durante a estada. Eles também trazem diversas vantagens econômicas, financeiras e sociais para o país em que estão alocados, bem como para os investidores do setor”, destaca Ricardo Suarez, vice-presidente de Desenvolvimento da Starwood.
“No âmbito social, a construção e
manutenção dos imóveis contribuem para a geração de empregos e renda paraas comunidades locais, responsáveis pela atração de prestadores de serviços diversos, capacitação de colaboradores, além de revitalização e desenvolvimento de áreas com baixo desenvolvimento econômico e industrial”, conclui o executivo.
Para os próximos cinco anos, a rede pretende expandir em 40% seu portfólio. Sob a marca Sheraton serão 18 novos hotéis, situados em destinos como Nova York, San Juan, em Porto Rico, Istambul, na Turquia, Praga, na República Tcheca e Quindao, na China, com um investimento total de US$ 4 bilhões, que vão se somar aos outros US$ 1,3 bilhões que serão investidos na revitalização de 100 hotéis da bandeira.
A W Hotels, abrirá 13 propriedades em Barcelona, Bali, Doha, Atlanta, South Beach, Hollywood, Washington D.C, além de sua primeira unidade na América do Sul, em Santiago, no Chile, que deve ser inaugurada em junho de 2009.
Starwood para casa
A próxima a fazer parte desse mercado é o Four Points by Sheraton, que já disponibiliza vários produtos como traveseiros e camisetas em seu site.
Para quem gosta de números
A rede possui:
69 hotéis são propriedades ou consignações;
436 hotéis são administrados ;
437 hotéis contam com recebimento de franchising fees.
Região |
Número de Propriedades |
UHs |
América do Norte |
512 |
169.600 |
Europa, África, Oriente Médio |
254 |
62.000 |
Ásia |
143 |
47.700 |
América Latina |
59 |
12.700 |
Total |
968 |
292.000 |
Escritório de Vendas
Sheraton Barra Hotel & Suítes
21 3139 8000
Sheraton Porto Alegre
51 2121 6000
Sheraton Rio Hotel & Resort
21 2274-1122
Sheraton São Paulo WTC Hotel
11 3055-8000
Four Points Curitiba
41 3340-4000
Four Points Macaé
22 2106-2660
11 3372-9400
Central de reservas