A história da Travel Inn começa em 1987, ano em que foi criada a empresa Results, proprietária da rede. Com o objetivo inicial de  prestar serviços de assessoria e consultoria para hotéis e flats, a companhia acabou expandindo sua área de atuação para administração e comercialização destes tipos de empreendimentos.

A atuação hoteleira do grupo teve início em Campinas, onde foi arrendado seu primeiro empreendimento, cujo desempenho agradou a investidores que começaram a indicar a empresa para a gestão de outras propriedades.

Desta forma, a rede foi ganhando espaço no mercado e expandindo seu portólio até o presente momento, no qual conta com 24 empreendimentos e 1.990 apartamentos divididos por quatro Estados, além de 711 colaboradores.

Para apresentar as diferentes marcas e estratégias, além dos diferenciais da empresa, o Hôtelier News  conversou com Manuel Gama, presidente da rede, que revela, inclusive, como foi seu início no trade hoteleiro.

Por Fernando Chirotto


Marco e Manuel Gama, diretor e presidente da Travel Inn
(fotos: arquivo HN e travelinn.com.br)
Um pouco de história
Nascido em Moçambique, desde cedo Manuel Gama começou a atuar no mercado hoteleiro, tendo em seu currículo passagens pelo  Tollman Towers Hotel, de Johannesburgo, e Crest Hotel, ambos na África do Sul. 

Após estas experiências, o executivo foi para a Suíça, onde estudou Administração Hoteleira no Instituto Superior de Hotelaria de Glion, em Montreaux. Gama concluiu sua especialização na área e seguiu para a Rodésia (atual Zimbábue), onde trabalhou no Meikles Hotel, no Helephant Hills Country Club e, por último, no Lake View Hotel. 

Devido à guerra civil, o executivo imigrou para o Brasil para dar continuidade à sua carreira, atuando nas redes Novotel – da Accor Hospitality – Eldorado, Horsa e União de Hotéis até a criação da sua própria companhia.


Fachada do Travel Inn Personal Hotel

Segundo Gama, dedicação e serviços são os itens que contribuem para o sucesso de uma empresa. “Ao longo destes anos, obtivemos credibilidade devido a fatores que incluem a excelência de um trabalho dirigido aos nossos empreendimentos”, aponta.

 
Quando questionado sobre os diferenciais em relação a concorrência, o executivo afirma que “a rede se destaca pela localização, conforto, praticidade e o preço”.

Bandeiras
Atualmente a rede conta com cinco marcas: Travel Inn Resorts, Travel Inn Flats Services, Travel Inn Hotel, Travel Inn Residence e Travel Inn Pousadas.
Confira abaixo o portfólio com 24 empreendimentos em operação, além do Resort Vista Morena, que está em desenvolvimento – clique aqui para ler a notícia.


(fonte: travelinn.com.br)

Estratégia e programa de fidelidade
Especializada no segmento business, a rede oferece hotéis
com benefícios como acesso à internet nas UHs, além de salas para uso comum equipadas com microcomputadores e fax, centros de convenções aparelhados para reuniões diversas e profissionais treinados para atender o público executivo.


Fachada do QI Intelligence Flat
Contudo, a empresa ainda não conta com um programa de fidelidade para seus clientes, cuja criação já foi anunciada por Gama. “Já existe um projeto de programa de fidelidade que em breve será implantado”, antecipa o executivo.

Presente e futuro

Ao falar sobre os resultados parciais da rede em 2009, o executivo aponta queda no desempenho. “A ocupação média do primeiro semestre foi em torno de 55%, apresentando um decréscimo de 15% comparado ao primeiro semestre de 2008. Tal baixa certamente foi um reflexo da crise, que atingiu todos os setores da economia. Desse modo, a maioria das empresas cortou as viagens de seus colaboradores e diminuiu notoriamente o número de eventos realizados, causando assim um impacto na hotelaria”, justifica.


Vista do Travel Inn Marinas Resort

No entanto, as expectativas para o restante do ano são positivas.

“O segundo semestre para a hotelaria, principalmente em São Paulo, costuma apresentar melhores resultados. Somando este fator com o começo da recuperação da economia, a expectativa para o segundo semestre é ainda melhor”, projeta.

E como atuar em momentos de crise? Gama dá a receita. “Em meio a uma época de instabilidade procuramos reforçar o que sempre buscamos: excelência nos serviços prestados e impecável gestão de custos. Uma equipe de vendas bem treinada fecha o ciclo de um modelo de sucesso”, encerra.

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