Sob a premissa da brasilidade nasceu a Tropical Hotels & Resorts, empresa hoteleira que conta com cinco empreendimentos espalhados pelo Norte e Nordeste do país.
Em 1959, data de sua fundação, recebeu o nome de Realtur S/A Hoteleira por estar ligada à Real S/A Transportes Aéreos. Seu primeiro meio de hospedagem foi o Cataratas, localizado no Paraná, atualmente não mais pertence à rede. Dois anos depois, em 1961, a empresa arrendou do governo baiano o Hotel da Bahia, já em funcionamento. Mas foi em 9 de outubro de 1967 que surgiu a marca Tropical, formando a Companhia Tropical de Hotéis.
 
Mapa indicando a localização de cada unidade
(imagem: tropicalhotel.com.br)
 
A hotelaria made in Brasil, que orgulha-se em ser independente e genuinamente brasileira, administra 1.474 UHs e ainda investe na cultura nacional e no meio ambiente.
 
Por Ana Lucia Silva
Ao contrário das outras redes já apresentadas nesta série especial, a Tropical não tem bandeiras. Os hotéis são divididos por região e público-alvo. São eles:
  
Complexo Hoteleiro Manaus
Localizado no Amazonas, fica a 16 Km do centro de Manaus, em meio à Floresta Amazônica. É composto por duas unidades hoteleiras: o resort Tropical Manaus e o Tropical Manaus Business.
O estabelecimento desenvolve uma política sócio-ambiental e possui estação de tratamento de esgoto própria. Além disso, conta com o único zoológico credenciado pelo Ibama.
 

Vista do Complexo Hoteleiro, em Manaus

(foto: divulgação)

 
Tropical Manaus
O hotel é o maior empreendimento da rede e da região Norte do país. Sua área construída é de 61 mil m², em um total de 400 mil m² de terreno às margens do Rio Negro. Possui 594 UHs e é horizontal, além de oferecer e salas de apoio e dois salões para até 1,2 mil pessoas.
 
Vista aérea do Tropical Manaus
(foto: tropicalmanaus.com.br)
 
Área de lazer do Tropical Manaus. Hóspedes do Business
podem desfrutar da infraestrutura de lazer do resort

(foto: tropicalmanaus.com.br)

 
Tropical Manaus Business
É focado no público corporativo e conta com 370 apartamentos. Em um edifício vertical oferece elevador panorâmico e janelas com vista para o Rio Negro. Na área de eventos, localizado no 16° andar, conta com sete salas, sendo seis moduláveis, com capacidade para até 85 pessoas em auditório, além de foyer e espaço ao ar livre para coffee breaks.
  
Tropical da Bahia
O hotel que está a mais tempo na rede localiza-se em Salvador. São 253 UHs, entre elas dez suítes, distribuídas em 12 andares. Para eventos possui três salões de convenções, totalizando 1,1 mil lugares.
Depois de 23 anos com a Tropical, o empreendimento foi reformado e reinaugurado em 1984, ganhando sete novos andares.
 
A parte cultural é muito forte e inclui em sua decoração obras dos artistas Carybé e Geraldo de Carvalho.
 
Vista externa do Tropical da Bahia

(foto: divulgação)

  
Tropical Oceano Praia
Está situado em Porto Seguro, na Bahia, e conta com 82 apartamentos e salas de reuniões para pequenos grupos.
 
Vista aérea do Tropical Oceano Praia
(foto: tropicaloceanopraia.com.br)
 
Tropical Tambaú
Outro destino que a Tropical ocupa é João Pessoa, na Paraíba. O Tropical Tambaú possui design arquitetônico inspirado no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e é assinado por Sérgio Bernardes.
 
Sua infraestrutura apresenta 175 apartamentos, sendo seis suítes, e um centro de convenções que suporta 1 mil pessoas.
 
O empreendimento está com a Tropical desde 1971, quando a empresa o adquiriu do governo do estado da Paraíba.
 
Tropical Tambaú, formato que remete a uma nave

(foto: tropicaltambau.com.br)

Sustentabilidade
A Tropical mostra engajamento social e ambiental e veste a camisa da identidade brasileira. Prova disso é que realiza ações e projeta novas medidas dos gêneros, como a instalação do sistema de energia solar, já existente nas unidades baianas.

Em reconhecimento às atividades que desenvolve, a rede ganhou duas edições do Prêmio de Responsabilidade Sócio-ambiental Chico Mendes, que agracia empresas que tiveram comprovadas execuções de projetos de âmbito social e ambiental. O grupo também conquistou a certificação ISO 14001, de qualificação ambiental (2000), e ainda recebeu a ISO 9001, de sistema de gestão de qualidade (2002) e a SA 8000, de responsabilidade social (2004).

No quesito cultural tem como diretriz valorizar a cultura local, até mesmo internamente, com seus colaboradores. Para tanto criou em 2008 o projeto Essência de Brasilidade.
 
Índios Potiguaras, tema do Essência de Paraíba
(foto: cache.daylife.com)
 
Como desdobramento deste projeto nasceu a Essência de Paraíba, que assumiu como valor cultural a tribo dos Potiguaras. A ideia é levar para outras unidades da rede esse projeto, no qual cada destino foca em um ponto peculiar da sua cultura regional.

A unidade Tambaú também promove o projeto Mosaico, que visa capacitar e integrar jovens e gerar renda por meio da técnica do mosaico. Mesas da área externa do hotel somam-se aos 3,6 mil painéis catologados na Paraíba que receberam o trabalho dos jovens.

 
"Os brasileiros não conhecem o próprio Brasil. Queremos colaborar para que isso mude. Nossos destinos são exóticos, não encontramos no resto mundo nada igual", afirma Adenias Gonçalves Filho, diretor-presidente da Tropical.
 
Adenias Gonçalves Filho, diretor presidente da Tropical

(foto: divulgação)

 
Futuro
A rede passa por um processo gradual de renovação de seus empreendimentos. O Tropical Tambaú já ganhou o retrofit de 64 UHs e o Complexo de Manaus receberá – ainda em fase de estudo – uma boate e um spa de luxo.
A princípio o grupo não tem projetos de expandir sua área de atuação para o exterior, mas mostra-se aberto a novas possibilidades no Brasil. "Atualmente a ideia é reestruturar a equipe operacional. Trocamos seis gerências, além do financeiro, do diretor e gerente comercial e da controladoria. Primeiro vamos fortalecer a gestão, para que em 2010 possamos avaliar parcerias e administrar novos empreendimentos", projeta Filho.
Segundo nota já publicada no Hôtelier News, ele declara que os planos de expansão futuros incluem destinos como Centro-Oeste, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fidelidade
A Tropical oferece dois programas de fidelidade. Um deles é o de Milhagem Victoria, que tem parceria com a companhia aérea Tap Portugal. Nele os hóspedes que tiverem uma estada mínima de três dias consecutivos recebem 400 milhas. As unidades participantes são Manaus, Tambaú e Bahia.
 
A outra parceria é com a Tam. Nela a premiação acontece por meio da reunião de pontos. O número de diárias é igual ao anterior, assim como a premiação, 400 pontos por apartamento.

Os hóspedes podem escolher em qual programa desejam receber seu créditos.
 

Escritório de vendas
São Paulo
Avenida Paulista, 1.765 – 1º andar – Cerqueira César
11 2168-7290 ou 11 2168-7215 ou 11 2168-7265 ou 11 2168-7283
 
Manaus
Avenida Coronel Teixeira, 1.320 – Ponta Negra
92 2123-5000  ou 92 2123-5308  ou  92 2123-3035
 
Rio de Janeiro
Rua México, 111, sala 1.308 – Centro
21 3122-4555 
 
Brasília
SCN QD. 02 Torre B Si 706 – Centro Empresarial, Liberty Mall
61 3328-2258 
 
Salvador
Avenida Sete de Setembro, 1.537 – Campo Grande
71 2105-2070 
 
Jõao Pessoa
Avenida Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú
83 2107-1922  ou  83 2107-1922 
 
Central de reservas
0800-70-12670