Mercado afetado pela crise econômica que ainda tem reflexos no turismo do Brasil, a capital sergipana, Aracaju, trabalha para reaver seus bons números de desempenho turístico. Impactada diretamente pelo cenário, a hotelaria da cidade, aposta na modernização da oferta para atrair clientes. Segundo Daniela Mesquita, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) estadual, a cidade, ainda que com baixos números de ocupação, tem a oferta mais renovada entre as capitais nordestinas e estará preparada para atender com qualidade quando a curva da recuperação começar a apontar para cima.

"Temos uma rede hoteleira totalmente modernizada, com muitos novos empreendimentos e hotéis com reformas impecáveis", garante Daniela. 

O parecer da presidente ganha ainda mais fundamento com os números da secretaria estadual de Turismo. De acordo com a entidade, apenas nos últimos 12 meses, a cadeia hoteleira da cidade ganhou 1 mil novos quartos, fazendo com que o número de UH´s no Estado chegasse a 12 mil. As novidades hoteleiras na capital estão distribuídas em cinco novos meios de hospedagem e em obras de ampliação que alguns hotéis desenvolveram.

Os quartos recém lançados, no entanto, chegam num momento que a ocupação de Aracajú está em 56%, conforme aponta a ABIH. O número faz com que seja ainda mais necessário o engajamento dos meios de hospedagem nas ações do poder público que buscam o fomento do turismo na região.

* Foto de capa: arquivo HN