Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, Angra dos Reis
(foto: angra-dos-reis-rio.com.br)
 
Ancorada entre dois polos turísticos do Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro – e cercada pelo mar e montanhas, Angra dos Reis, na região da Costa Verde, tem o turismo como uma das principais atividades econômicas do município. O destino sofreu graves consequências por causa de uma chuva de verão ocorrida no Réveillon, mas a época é de sol forte com atrações turísticas, como resorts, restaurantes em ilhas, e passeios de barco operando plenamente.
 
Mesmo com 365 ilhas, 2 mil praias repletas de belezas naturais e boa estrutura hoteleira, o destino pode encarar um ano com queda na demanda de turistas após a tragédia que resultou em deslizamentos e, até mesmo, vítimas, na área nomeada de Bananal.                                                 
 
Gráfico do corredor turístico de Angra dos Reis
Talvez um fato isolado e de força maior não deva tirar o brilho de Angra dos Reis. Acreditando no potencial do destino para acolher visitantes e proporcionar momentos inesquecíveis em contato com a fauna e flora, o Hôtelier News busca revelar como os resorts locais estão agindo diante do ocorrido, além de destacar que há opções hoteleiras seguras recebendo grandes investimentos e apresentando um produto de alta qualidade. As águas cristalinas dos mares do município continuam sendo o principal atrativo.
 
Por Rhaiane Sodré
Novo Frade
Localizado a 50 km de Ilha Grande e 30 km de Angra dos Reis, o Novo Frade investiu R$ 10 milhões em reformas nos últimos sete anos. O empreendimento oferece inúmeras atrações de lazer como campo de golfe, tênis, spa, marina e espaço infantil, dentre outras.
 
Segundo Alex Santos, superintendente comercial do Novo Frade, a expectativa é fechar o mês de janeiro – período de alta estação para o destino – com 70% de ocupação, mesmo resultado obtido no ano passado. “Aconteceram algumas desistências, que podem resultar em uma queda de 5%, mas muitos hóspedes apenas adiaram as reservas em uma semana. Não sentimos um impacto na procura muito grande e os clientes estão ligando para obter informações”, explica o profissional, destacando que o funcionamento do resort está normal, assim como o de outros hotéis.
 
Praia em frente ao Novo Frade
(fotos: hoteldofrade.com.br)
 
O acesso das estradas também é um fator que pode prejudicar o movimento de turistas no destino. Segundo Alex Santos, uma dica para os hóspedes do Novo Frade oriundos de São Paulo -responsáveis por 60% da ocupação – é o caminho por Barra Mansa, feito pela Dutra, na RJ 155. A estrada Rio-Santos na altura da BR101 está liberada e é a opção para os cariocas, que representam 30% da procura. Os estrangeiros, com destaque para os argentinos, ficam com 5%, e os demais 5% são de outras regiões brasileiras.
 
Durante este mês, as crianças terão uma diversificada programação de lazer diária à disposição. Monitores comandam gincanas, competições, passeios, aulas de culinária infantil, caça ao tesouro e sessões de cinema, entre outras brincadeiras.
 
Entre as muitas opções de diversão está a piscina
 
Passeios de pôneis, charrete, montaria, caiaque, windsurfe, veleiro da classe laser, wakeboard e banana boat também são oferecidos. Da marina, estão disponíveis catamarãs para conhecer as ilhas e refúgios paradisíacos, como a Ilha de Itanhangá, ou para descobrir os mais concorridos pontos de mergulho de Angra. Heliponto, piscina natural, bromeliário, cachoeiras, restaurantes, lojas, campo de golfe, de tênis e spa completam as opções de lazer.
 
Espetáculos teatrais, com a participação do ator Luis Salem e Rodolfo Bottino, serão promovidos em janeiro, o que confirma o investimento do resort para o período.
 
O Novo Frade também possui campo de golfe
Vila Galé
Apostando na beleza do local e na consolidação do destino tanto no mercado nacional como no internacional, em outubro passado a rede Vila Galé assumiu a administração do antigo Eco Resort de Angra. A estrutura do empreendimento engloba opções de lazer para crianças, espaços gastronômicos, fitness center, spa, bar e boate, dentre outras.
 
A rede portuguesa investiu em um resort
cercado pela Mata Atlântica

(fotos: divulgação)
 
Esta é a praia em frente ao complexo
 
Fisicamente o hotel não foi atingido com a tragédia do Réveillon, mas as reservas estão sendo canceladas, o que pode gerar uma queda de 25% na ocupação de janeiro.
 
“Estimávamos fechar com 85% de ocupação. Contudo, mesmo informando aos clientes que ligam em busca de informação que o hotel está em pleno funcionamento, as desistências aconteceram em grande quantidade”, conta José Antônio Bastos, diretor operacional do Brasil da rede Vila Galé.
 
O lago e os apartamentos do Vila Galé
 
A possibilidade de transportar passageiros pelo mar e o serviço de gerador contribuiu para as dificuldades enfrentadas, como falta de energia e fechamento da estrada. “A equipe comercial está entrando em contato com nossos parceiros para informar que a estrutura e serviços do Vila Galé Eco Resort de Angra estão normalizados. O mercado turístico local deve se agarrar nas belezas naturais de Angra dos Reis para que os resultados de 2010 não sejam afetados profundamente”, encerra Bastos.
 
Club Med 
Desde 1988, o grupo francês Club Med possui o village Rio das Pedras, a segunda unidade da rede instalada no Brasil. Com 400 colaboradores, entre eles moradores de Angra, o meio de hospedagem foi totalmente reformado ao longo dos últimos anos, ganhando uma nova área social, nova decoração do bar e academia e acomodações renovadas. Afastado das áreas atingidas, visto que está situado no Km 441,5 da Rio-Santos, antes de Angra dos Reis, o empreendimento tem infraestrutura para receber hóspedes de todas as idades.

Vista aérea do Club Med Rio das Pedras
 
“Estamos com uma excelente taxa ocupação. Só no Réveillon, o resultado foi de 95%. Para janeiro desse ano, já estamos com 30% a mais de jornadas hoteleiras compradas em relação ao mesmo período de 2009. Rio das Pedras é o nosso village com a mais alta ocupação no ano, visto que a média fica em 80%” relata Gian Maria Mazzei, diretor de Marketing e Comunicação do Club Med América Latina.
 
“O acesso ao village é um dos nossos pontos fortes de vendas. Ele fica a apenas duas horas do Rio, sendo um ótimo destino para quem viaja de carro. Agora ficará ainda melhor, pois a Rio-Santos está no processo final de duplicação de pistas”, completa ele.
 
Clube infantil de tênis
 
Opções de atividades náuticas na praia
em frente ao resort
 
Entre as atividades de lazer, o destaque é o esqui aquático para crianças e iniciantes, além de outras modalidades náuticas, como wakeboard e caiaque. Também há quadras poliesportivas, vôlei de piso duro e de praia, além de nove quadras de tênis, sendo três cobertas – todas com iluminação -, duas de squash e um estande de arco e flecha. A sala de ginástica está com novos equipamentos de musculação e esteiras. O Club Med ainda conta com o spa da Ligia Azevedo, que também possui serviços de depilação, limpeza de pele e hidratação facial.
 

 

Meliá Angra
A Sol Meliá Hotels & Resorts enviou um comunicado à imprensa, no qual afirma que lamenta profundamente a calamidade natural ocorrida na madrugada do dia 1º de janeiro.
 
A rede Sol Meliá também possui um empreendimento em Angra
(fotos: arquivo HN)
 
Leia abaixo o comunicado na íntegra:

“Informamos que o Meliá Angra Resort está localizado em área totalmente segura – na praia do Canal do Pimenta – Pontal (BR 101, Km 488) a 11 km do Centro de Angra dos Reis, e está funcionando 100% de sua capacidade, sem nenhuma necessidade de cancelamentos.

O acesso para o Meliá Angra está intacto: do Rio para o hotel (via Dutra acesso por Barra Mansa – Km 272) e por São Paulo (via Dutra acesso por Barra Mansa – Km 272 ou pela Rio Santos).”
 
Quadras de tênis e poliesportiva

 
O resort conta com lobby bar, piscina com 1,2 mil m³, saunas seca e a vapor, duas quadras de tênis e uma poliesportiva, fitness center, kids club, baby room, lojas de conveniência, business center, sorveteria, pizzaria e monitoramento para crianças, prainha com quiosques, três restaurantes, marina e spa.
 
Serviço