Oficina propõe nova metodologia para avaliar projetos sustentáveis
(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

Especialistas da UFBA (Universidade Federal da Bahia) irão ministrar hoje (8), no auditório do MTur (Ministério do Turismo), uma oficina sobre Critérios e instrumento de apreciação da sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários: na busca de outra lógica de avaliação.

Durante o evento será apresentada a metodologia desenvolvida pela universidade para avaliar projetos econômico-solidários que levam em conta o alcance de objetivos de sustentabilidade.

Os pesquisadores acompanharam por cerca de um ano as atividades desenvolvidas pelas pequenas comunidades do município de Vera Cruz próximo a Salvador (BA). O projeto Ecosoltur contou com recursos de R$ 1,5 milhão do MTur e foi feito em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento é voltado a gestores públicos e privados que tenham interesse em compartilhar conhecimentos sobre práticas sustentáveis e conhecer os resultados obtidos.

Segundo o professor Genauto França Filho, coordenador do projeto, os pesquisadores da UFBA fizeram um diagnóstico do potencial das comunidades Vera Cruz. Os dados serão encaminhados ao poder público, com o objetivo de ajudar a elaborar políticas de desenvolvimento local. 

Serviço
www.turismo.gov.br