Caco de Paula, especialista em Sustentabilidade e jurado do prêmio e Leila Dipp, diretora adjunta do La Torre
(foto: divulgação/Mídia Mutá)

O La Torre Resort, localizado na Praia do Mutá, em Porto Seguro, na Bahia, recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017, realizado no último dia 17, devido ao projeto apresentado pelo resort que prevê a reciclagem das cascas de coco verde, oriundas do consumo da água de coco dentro do empreendimento.

Em 2012, o La Torre consumia cerca de 200 cocos por dia e o descarte desses nas lixeiras do complexo demonstrou-se ineficaz, devido ao próprio volume de cocos. Logo o acúmulo de lixo nos ambientes externos das barracas causados pelas dificuldades de coleta do sistema de limpeza do município, além do risco de acidentes durante a manipulação do produto e a falta de um local adequado para o seu estoque, levaram a equipe a suspender a compra de cocos, substituindo-os pela água de coco industrializada. No entanto, o sabor não agradou os hóspedes, as caixas provocavam acúmulo de lixo e o valor investido no produto tornou-se maior.

Foi então que a diretoria do La Torre passou a realizar pesquisas em torno de maneiras práticas e sustentáveis para a utilização do resíduo. O passo seguinte foi a disponibilização de sua equipe para orientações técnicas, e de empréstimos financeiros para a aquisição de maquinário apropriado para a trituração da casca do coco verde, além de espaço para o armazenamento do produto, utilizado como adubo orgânico nos jardins do próprio empreendimento entre outros fins.

"É gratificante para o La Torre receber uma menção honrosa. Toda nossa equipe está envolvida e continuaremos com os projetos de sustentabilidade, precisamos semear essa responsabilidade social cada vez mais para um desenvolvimento consciente", disse a diretora adjunta do resort, Leila Dipp.

"Sustentabilidade é uma palavra ampla e tem que ser trabalhada nas empresas diariamente. Não quero só que os meus filhos tenham um mundo melhor, eu também quero viver esse mundo melhor, mais sustentável. Parabéns aos idealizadores dos projetos", ressaltou Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Serviço
resortlatorre.com.br