Aumenta interesse no Rio de Janeiro com a chegada das Olimpíadas 
(foto: pixabay / ASSY)

Em uma ação conjunta, o Rio CVB (Convention & Visitors Bureau) e a empresa ForwardKeys elaboraram uma análise que busca mensurar o impacto das Olimpíadas no Rio de Janeiro. 

O estudo, realizado pela ForwardKeys, empresa que monitora padrões de viagem através da análise de 14 milhões de transações de reservas diárias, mostra que as reservas feitas para a capital fluminense já representam um incremento considerável para o período dos Jogos Olímpicos, chegando a 289% sobre o mesmo período do ano passado. O maior pico de chegadas acontece em 4 de agosto, véspera da cerimônia de abertura.

"Neste momento difícil, onde identificamos uma enorme expansão da oferta hoteleira, somada às crises política e econômica do País, nossa indústria precisa estar atenta e com informações consistentes de forma a tomar decisões estratégicas que visem minimizar os impactos negativos", explica Alfredo Lopes, presidente-executivo do Rio CVB. 

Os pernoites devem ficar acima de 208% para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A apuração mostra, também, que 63% dos visitantes internacionais, que chegam antes das Olimpíadas, ficarão em média 14 dias na cidade, enquanto os que chegam entre os dias 21 e 31 de agosto ficarão menos de duas semanas.

As reservas internacionais para os Jogos se apresentam três vezes superior ao índice registrado em 2015. Ao mesmo tempo, a capacidade dos voos, de acordo com a base de pesquisa Innovata, também aumentou, atingindo um incremento de 17% em relação ao ano passado.

"As reservas de voos para o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas estão em pleno crescimento. Isso demonstra claramente que os viajantes estão planejando suas viagens com bastante antecedência”, explica Olivier Jager, co-fundador e CEO da ForwardKeys.

China, Japão e Estados Unidos possuem o crescimento mais significativo dentre os mercados emissores de turistas para ambos jogos. Para Jager, o mercado norte-americano se destaca, possivelmente, pela flexibilização de vistos de entrada para os turistas desta região. 

Com este detalhado levantamento, a proposta do Rio CVB é analisar as condições futuras para que a entidade, assim como seus mantenedores, possa planejar e definir ações antecipadas que impactem positivamente o segmento de negócios e eventos.

Serviço
rcvb.com.br