Rio de Janeiro
(foto: divulgação / Riotur)

Uma pesquisa realizada pelo site TripAdvisor, portal de buscas de viagens, revelou as tendências do público brasileiro para viagens nos próximos três meses. De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelo turista nacional, que se mostra mais interessado em viagens dentro do país. As pesquisas foram realizadas pelos usuários do site em março e abril.

Em termos de popularidade, a capital carioca lidera o interesse dos brasileiros, seguido por São Paulo (SP), que ocupa o segundo lugar. Os Estados Unidos têm dois destinos populares, Nova York (3º lugar) e Orlando (4º). Buenos Aires é a única cidade da América do Sul (5º lugar) e Paris (7º lugar), a única representante europeia. Dois lugares bem conhecidos para desfrutar o inverno no Brasil também aparecem na lista: Gramado (RS), em 6º lugar, e Campos do Jordão (SP), em 9º. O clima quente do Nordeste também é um atrativo classificando Fortaleza (CE) em 8º lugar e Natal a 10º.

Quando se trata de atividades, os brasileiros preferem programas ao ar livre, que representaram 32% das buscas. Passeios culturais vêm em segundo lugar, com 16% das pesquisas realizadas no TripAdvisor. Visitas a museus e pontos turísticos estão empatados com 9%, sendo terceiro e quarto lugares na preferência dos viajantes. Na categoria hospedagem, os hotéis 4 e 3 estrelas (41% e 35%, respectivamente) são os mais populares entre os brasileiros, enquanto as opções 5 estrelas representaram 16% das buscas.

Outro levantamento divulgado pelo buscador de viagens Kayak mostrou as preferências do viajante brasileiro durante junho,  os resultados são semelhantes aos dados apresentados pelo TripAdvisor e demonstram o aumento da procura por turismo nacional em detrimento ao internacional. 

Serviço
www.tripadvisor.com.br