(foto: divulgação/Riotur/Fernando Maia)

A partir de hoje (25), o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai elaborar um Inventário da Oferta Turística do Estado (IOT-RJ), que será fundamental para orientar ações e projetos público-privados no setor de turismo. Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo, o trabalho será desenvolvido por acadêmicos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF (Universidade Federal Fluminense).

O IOT será entregue em oito meses e sua execução contará com mais de cem profissionais, que realizarão pesquisas de campo em diversos municípios fluminenses. Parte do Prodetur-RJ (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), o inventário tem o objetivo de mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos e serviços à disposição dos visitantes, assim como a cadeia produtiva do segmento de cada um dos municípios envolvidos no projeto. 

"A partir dele que os gestores conhecem de fato as potencialidades de seus destinos, elaboram projetos e definem metas para que a atividade cresça, gerando empregos e renda para a população dessas localidades", explica Nilo Sergio Felix, secretário de Turismo do Rio.

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o inventário é um instrumento de fundamental importância para a elaboração de planejamento público. Também é referência para investimentos privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística, colaborando para a gestão e estratégias promocionais dos municípios, visando o desenvolvimento do setor no Estado.

Serviço
www.rj.gov.br