O projeto capacitou profissionais para atuar nos grandes
 eventos que serão realizados no Rio de Janeiro
(foto: planetware.com)
 
O Rio + Hospitaleiro, criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur), capacitou em 2010 mais de dois mil profissionais para atuação na Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
 
Desenvolvido pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), o projeto faz parte do programa de requalificação do destino turístico Cidade do Rio de Janeiro, da Riotur, que visa garantir a melhoria da prestação de serviços para turistas nacionais e internacionais que visitarão a cidade nos próximos anos.
 
De acordo com o coordenador pedagógico nacional de Turismo, Gestão de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Estácio, professor Victor Lamas, o programa visa a capacitação de profissionais que atuam no atendimento direto ao turista.
 
“Qualificamos mão de obra nos ramos da alimentação (bares, restaurantes, quiosques, etc), da hotelaria e do turismo (recepcionistas de hotéis, agentes de viagem, guias e atendentes de postos de informação), do transporte (taxistas e motoristas) e da segurança (guardas municipais e batalhão de policiamento turístico)”, afirmou o coordenador.
 
Os cursos aconteceram através de aulas presenciais, com conteúdo desenvolvido em dinâmicas de grupo, dramatizações, registro e análise de performances, estratégias e recursos audiovisuais. As aulas envolveram mais de 150 docentes da universidade e foram realizadas em 18 campi.
 
Segundo a coordenadora da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Estácio, professora Divina Márcia, a instituição de ensino foi premiada, por sua atuação no projeto, na categoria Capacidade Empresarial pelo Ministério do Turismo por meio da avaliação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010.
 
“Tivemos condições de franquear as instalações da Unesa para um público que, pela primeira vez, conheceu uma instituição de ensino superior. Além disso, proporcionamos uma enriquecida troca de experiência entre os participantes e o corpo docente atuante”, garantiu a coordenadora.
 
Ela afirmou que provavelmente o projeto terá continuidade este ano quando os afiliados das entidades do trade turístico da cidade do Rio de Janeiro poderão participar de uma nova etapa de qualificação.
(Flávia Machado)