Imagem de uma das páginas do aplicativo da Riotur
(foto: divulgação)
 
A partir desta quinta-feira (16) está disponível para download gratuito o aplicativo Rio Guia Oficial, lançado pela Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), para iPhone e Android, que traz diversas informações turísticas sobre a cidade.
 
Desenvolvido pela Ponto Mobi, ele pode ser baixado em português, inglês e espanhol. Para os turistas que vão assistir aos desfiles das escolas de samba no Rio, o aplicativo traz roteiros completos da programação de blocos e do desfile na Sapucaí, permite que o telefone emita alertas de aviso uma hora antes do início do desfile escolhido.
 
Basicamente todo o conteúdo do site da Riotur poderá ser acessado a partir do smartphone. Nele, informações como as programações cultural e turística da cidade, telefones úteis e transporte, pontos de táxis e itinerários de ônibus e metrô podem ser encontradas, permindo que o usuário trace seu percurso com antecedência. O guia também conta com uma listagem de bares, restaurantes, museus, teatros e casas de show.
 
A novidade foi lançada oficialmente ontem (15) no Hotel Windsor Atlântica, numa cerimônica que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, de Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo e presidente da Riotur, e de Paulo Senise, presidente do Rio Convention Bureau, entre outros presentes.
 
Em março serão lançados a versão para iPad e um novo serviço com a possibilidade de criar cartões postais virtuais usando de base a galeria de fotos do aplicativo.
(Redação)