Os visitantes poderão apreciar belas vistas da Cidade Maravilhosa em seis roteiros gratuitos, como o Morro da Urca
(foto: divulgação/Arteiras Comuncação/Alexandre Macieira)

Os turistas que estiverem no Rio de Janeiro a partir dessa semana até o dia 1° de março terão a oportunidade de conhecer a cidade em visitas guiadas à pé por pontos históricos e turísticos. O projeto Rio Walking Tour, promovido pela Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) e organizado pela agência de receptivo Triple M, oferece passeios por seis pontos da Cidade Maravilhosa. Os passeios são gratuitos e acontecem de terça-feira a domingo.

Na visita à Floresta da Tijuca, por exemplo, o visitante conhecerá a Cachoeira das Almas e Cascatinha Taunay. Passará também pelo Horto, irá realizar um passeio pelas cachoeiras do Quebra e do Chuveiro, com vista para o Pão de Açúcar e Corcovado.

No Morro da Urca, a vista inclui a Baía de Guanabana, o centro do Rio, a Enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo e a Ponte Rio-Niterói.  E ainda em homenagem ao aniversário da capital fluminense, a empresa de receptivo criou o roteiro Passeio Rio, 450 anos. "A ideia é mostrar a verdadeira alma do carioca, que vai desde o movimento intenso nos dias de semana no Centro até a famosa vida boêmia da Lapa”, destaca Marcelo Martins, diretor da Triple M.  

Os passeio serão limitados a 30 pessoas por vez para os atrativos culturais e 20 para os atrativos naturais. Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 1º de março no site rio2015.info

Além de guias profissionais, o projeto conta com estudantes do curso técnico de Guia de Turismo do Pronatec Estácio da Sá. “Incluímos os que obtiveram os melhores Conceito de Rendimento (CRs) no projeto como estagiários remunerados”, conta Carlos Eduardo Guimarães, coordenador do curso.

Serviço
rio2015.info
rio.rj.gov.br/riotur