Do apartamento do Ritz podemos confirmar: são
várias tonalidades de azul nas piscinas e no mar
(fotos: Chris Kokubo e divulgação)

Paulistana, sorriso no rosto, Gabriela Abbud não se cansa de admirar, da varanda do hotel: “Olha a cor desse mar”, diz. Os variados tons de azul e verde estupefazem a fisioterapeuta cujos olhos há seis meses só viam variação no branco do inverno gelado de Montréal, no Canadá, onde vive desde 2006. Assim como Gabriela, o Hôtelier News conheceu o Ritz Lagoa da Anta e confirma que o visual de Maceió, com areia branca, coqueiros e as impressionantes tonalidades da água, é mesmo de tirar o fôlego.
Por Chris Kokubo*
Bem-vindo ao Ritz Lagoa da Anta, o cinco estrelas de Maceió
O mar da capital alagoana por si só impressiona. É tanta variedade, do verde claro ao azul-turquesa, que fica difícil definir a cor. E nem é preciso. Basta apreciar, tranquilamente. A praia muda de cara conforme a maré. Quando baixa, é perfeita para quem gosta de mar do tipo piscina. Alta, é boa para os surfistas. Na praia da Lagoa da Anta, onde o Ritz está localizado, predominam as ondas. Do hotel, basta atravessar a rua e pisar na areia branca.

Se o hóspede não quer água salgada, a grande piscina cai como uma luva. Das espreguiçadeiras pode-se apreciar o mar, os garçons trazem bebidas e petiscos, mordomia maior não há.
Por volta das 7h da manhã o sol já brilha quente.
O mar, calmo, apresenta poucas ondas

Perfeito para um mergulho
Do hotel, basta atravessar a rua
para colocar os pés na areia
Grande e límpida, a piscina é irresistível
 
A cascata pode ser usada como hidromassagem. O deque com espreguiçadeiras é perfeito para quem quer se bronzear
O Ritz Lagoa da Anta foi inaugurado em janeiro de 2001. São 196 apartamentos em operação divididos em cinco pavimentos, cada um deles com UHs das categorias Standard, com vista lateral para o mar, Luxo, com banheira e de frente para a praia, e Suíte, que oferece espaçosos 90 m². O segundo e terceiro andar foram batizados como Premium Floor, ideais para famílias, com apartamentos de 35 m². Duas novas suítes devem ser inauguradas em breve, totalizando 198 UHs no hotel.
No quarto andar o cliente encontra os apartamentos Premium Plus, voltados a executivos e famílias. Enxoval diferenciado, chão e moldura do espelho feitos de coco, secador de cabelo, TV 29″ e rádio-relógio com CD player são alguns dos itens complementares. Os apartamentos oferecem internet free para quem está hospedado a trabalho. Para o uso de cofre é cobrada uma taxa de R$ 3 por dia e fumantes são admitidos no terceiro andar.
Uma das unidades Premium Plus, com vista
para o mar e coco nas molduras e piso
Desde 2004, Bali é o nome do quinto andar e Design, do sexto, ambos com decoração temática. No Bali Floor, objetos da Indonésia e apartamentos para casal, clima romântico no ar. O Design Floor, por sua vez, traz ambiente moderno e decoração arrojada, mistura de sofisticação e regionalidade, e é o único andar em que os apartamentos possuem varanda.

 
 
No quinto andar, o instigante Bali Floor, indicado para casais e repleto de objetos da Indonésia. A parede atrás da cama é
revestida com casa de coco

Cama com dossel proporciona clima ainda mais intimista
O maior apartamento do Bali Floor…


… oferece ofurô e amenities especiais

 
Corredor e entrada de uma das UHs do Design Floor,
onde a reportagem do

Hôtelier News se hospedou

Decoração moderna, apartamento arrojado
 
Frutas e espumante nos dão as boas-vindas.
No banheiro, luz indireta
Amenities Ritz Lagoa da Anta no apartamento Design
Eventos
Até a inauguração do Centro de Convenções de Maceió, em novembro de 2005, o Ritz Lagoa da Anta oferecia o maior espaço para eventos de Alagoas. Batizado de Aurélio Buarque de Holanda, conta com cinco salas e dois salões, todos com nome de algum conterrâneo famoso: Pontes de Miranda e Hermeto Pascoal – que juntos recebem até 1,3 mil pessoas -, Graciliano Ramos, Poeta Lêdo Ivo, Cacá Diegues, Djavan e o Salão de Verão.
Lobby da área de eventos, a segunda maior do Estado
Unidas, as salas recebem mais de mil pessoas
Antes de chegar ao espaço Djavan, o cliente
dá de cara com uma foto do cantor

Com acesso exclusivo e recepção individualizada, o espaço para eventos do Ritz tem também cozinha independente, ponto de telefone interno, internet banda larga e climatização. “Como nossa mão de obra é bem qualificada e a configuração das salas atendem a diferentes tipos de eventos, não perdemos espaço no mercado após a inauguração do centro de convenções da cidade. Pelo contrário, quanto mais profissionalismo e estrutura Maceió oferecer, mais turistas a negócios vai atrair”, acredita Marcus Serejo, gerente geral do hotel.
Alimentos & Bebidas
O hotel dispõe de quatro opções na hora que a fome bater, todos comandados pelo chef italiano Franco Borello: Cana-Café Brasserie, Le Sururu Bistrot Nordestino, Zumbi Piano Bar e Solarium Deck Bar, além do serviço de quarto 24 horas. O Cana-Café tem serviço de buffet e à la carte e é onde os hóspedes apreciam o café da manhã completo, com muitos itens regionais.


Franco Borello chegou da Itália há cinco anos
para uma breve temporada de férias no Brasil.
Nunca mais foi embora e está há quase
três comandando as cozinhas do Ritz

No Le Sururu o ambiente é mais requintado e os pratos, uma mescla de cozinha francesa e nordestina, são servidos somente no jantar, das 19h às 23h. O bistrô faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que atualmente reúne 88 estabelecimentos no Brasil. Ao saborear a sugestão Boa Lembrança, o cliente recebe um prato de cerâmica, diferente em cada restaurante da associação.
Cana-Café Brasserie, que serve café da manhã, almoço e jantar


Suas mesas chegam até bem próximo da piscina
 
 
 
No café da manhã, completo e farto, frutas, frios, pães e
bolos variados, além do cuscuz e aipim
Omeletes, ovos mexidos, sanduíches
quentes e fresquinhos, feitos na hora

O ambiente do Le Sururu é requintado
 
Para começar, Sweet Chris – charque souté, pétalas de pera e arroz mantecato. De sobremesa, a saborosa Genoise de Cupuaçú – creme da fruta amazônica, pão de ló e calda de kiwi

Couzcouz de Jangadeiros, a sugestão
da Boa Lembrança do Le Sururu
O Zumbi Piano é o lobby bar, aberto das 15h às 23h, com apresentação de piano duas vezes por semana. Além dos drinques variados, o bar conta com carta de charutos e opções gastronômicas características de happy hour. A quarta opção é à beira da piscina, no Solarium Deck Bar, que serve petiscos e bebidas.
Zumbi Piano Bar, no térreo do Ritz, próximo ao lobby
Mais descontraído, o Solarium Deck Bar
está ao lado da piscina
Lazer
Além da grande piscina, a área de frente para a praia disponibiliza uma hidromassagem que recebe até oito pessoas, banheiras de pedra vulcânica para banhos especiais e deque com espreguiçadeiras, se a ideia é tostar no sol. Do outro lado do hotel, quadra gramada de vôlei, outra de saibro para tênis, mini-golf com nove buracos, kids e teen club.
As banheiras de pedra vulcânica são importadas
e proporcionam banhos relaxantes
O Ritz Lagoa da Anta Urban Resort tem infra completa
para lazer, como campo de mini golf…
…kids club…
…e teen club
Próxima à piscina fica a academia, a copa do bebê e o Urban Spa, que oferece massagens, cromoterapia, ofurôs, serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure, além de sauna seca e a vapor. Em julho deve ficar pronta a piscina climatizada, que já passou pela fase de testes e está em reformas.
Diferentes tons de azul tornam o mar em
frente ao Ritz ainda mais irresistível
Desses confortáveis sofás…
…tem-se esta vista da Praia Lagoa da Anta.
O barulhinho das ondas ajuda a relaxar

A porta de vidro leva à academia e ao spa
Equipamentos modernos em sala climatizada
O Ritz Lagoa da Anta traz acoplado em seu nome o termo ‘urban resort’, justificável pela gama de possibilidades de lazer que oferece e pelo público que o procura. Segundo Givanaldo Hipólito, coordenador comercial do hotel, 70% da ocupação são hóspedes a lazer e 30%, corporativo. “O público que vem a Maceió ainda é, em grande parte, formado por pessoas de férias. Com a chegada de mais empresas, a expectativa é termos alta na ocupação corporativa. Oferecemos internet gratuita, lavanderia, passadeira e concierge 24 horas para atrair esse público e em breve teremos mais ações”, afirma Serejo, gerente geral.
Givanaldo Hipólito, coordenador comercial do Ritz
Os dois garantem que a famigerada crise internacional não chegou a atingir o resort. “A ocupação de março de 2009 foi bem maior que no mesmo mês do ano passado, em torno de 70%. Nosso índice médio anual está por volta dos 74% e diária média, de R$ 230. Este ano começamos a investir mais no público internacional. Os brasileiros, por outro lado, chegam mais do Sudeste e Sul nas férias. Além de argentinos, uruguaios e chilenos, que já conhecem o Ritz, queremos elevar a vinda de europeus”, explica Hipólito. “Nos feriados, o público é principalmente de cidades próximas, como Salvador, Recife e Aracaju, que vêm até Maceió de carro”, complementa Serejo, gerente geral.
O site do hotel está disponível em português,
italiano, inglês e espanhol. Clique para acessar
(imagem: ritzlagoadaanta.com.br)

Ao entrar no hotel, o hóspede encontra
sofás no grande lobby
No lobby de entrada, embaixo da escada que
leva ao andar de eventos estão as quatro
antas, mascote do hotel
Os móveis são principalmente em madeira

O lobby tem ambiente convidativo e aconchegante
Em 2007, o hotel conquistou o ISO 9001, norma que atesta a qualidade dos serviços e que de tempos em tempos é renovada, após intensa reavaliação do empreendimento. Faz parte também do Programa de Alimentação Seguros, o Pas, pelo qual mantém três nutricionistas zelando pela qualidade dos alimentos e restaurantes.
A rede Ritz possui sete empreendimentos próprios, sendo dois em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e quatro em Maceió.
Mudanças
O hotel que conta com aproximadamente 190 colaboradores recebeu em 2009 um novo gerente geral. Marcus Serejo, natural de Fortaleza e formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua há muitos anos na hotelaria. Passou pelas redes Transamerica, Atlantica, Blue Tree, Hotéis Bittar, Le Méridien de Salvador, empresas de consultoria hoteleira e, por último, a Teju-Açu Eco Pousada, em Fernando de Noronha (PE), onde ficou por um ano e meio.“Gosto de obter resultados através da gestão de pessoas. Motivo equipes planejando resultados. Trabalhar em Fernando de Noronha foi ótimo para conhecer um destino que recebe principalmente o mercado internacional, além de ter aprendido a administrar a logística de suprimentos. Tudo que entra na ilha chega de avião ou barco, é muito caro”, explica.
Marcus Serejo, gerente geral do empreendimento
À frente do hotel desde março, Serejo trouxe algum tempo depois o conhecimento de Osvaldo Julio Neto para atuar como gerente de Serviços. Neto passou pelo L’Hotel, em São Paulo, rede Transamerica, Atlantica e Blue Tree antes de chegar ao Ritz. “Osvaldo tem forte formação em A&B. Queremos continuar nos destacando no mercado, por isso o convidei”, diz o gerente geral.
Algumas reformas, como a da piscina aquecida e as duas suítes do sexto andar, estão em andamento e devem ser concluídas ainda este ano. No primeiro semestre de 2010 acontecerá a modificação e tematização dos apartamentos do segundo e terceiro andar.
O Ritz Lagoa da Anta Urban Resort faz parte da Resorts Brasil e está entre os melhores hotéis da capital alagoana. Em 2008, recebeu o prêmio Tropen Preis ITB-Berlin pelo seu grande acervo de pinturas, esculturas e objetos de decoração.
Talita Nalme e Marconny Moreira, da recepção do empreendimento

Em Maceió, não somente a praia de Lagoa das Antas oferece águas boas para banho. Dê uma volta, caminhando do Ritz Lagoa da Anta você chega a Jatiúca, Cruz das Almas, Ponta Verde e, com um pouco mais de disposição, até mesmo a Pajuçara, onde fica a famosa feira de artesanatos da cidade. A pouco mais de 20 Km, está a Praia do Francês, que junta dois em um: na parte protegida por recifes, águas tranqüilas e peixinhos. Na aberta, surfistas disputam campeonatos. O mar de Maceió fica mesmo na memória. Pois é, Gabriela, seus olhos têm razão.
Praia da Ponta Verde. Os tons azulados,
mais uma vez, presenteiam os olhos

Serviço
Ritz Lagoa da Anta Urban Resort
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 546, Lagoa da Anta
Maceió, AL
Cep: 57038-230
Tel.: 82 2121-4000
* A equipe do Hôtelier News hospedou-se no Ritz Lagoa da Anta a convite do hotel.