Um dos passeios famosos na Riviera Nayarit é pelas Islas Marietas (fotos: Juliana Bellegard)
Um dos passeios famosos na Riviera Nayarit é pelas Islas Marietas
(fotos: Juliana Bellegard)

O México, tal qual o próprio Brasil em certa medida, ainda é um destino parcialmente desconhecido para o turista brasileiro. Há os locais que já caíram nas graças dos viajantes daqui: o Estado de Quintana Roo, onde estão Cancun, Playa del Carmen e a Riviera Maya, o a própria capital, Cidade do México. Mas há também regiões menos conhecidas repletas de atrativos para gostos sofisticados e visitantes mais aventureiros. A Riviera Nayarit é um exemplo disso.

Todos os elementos no tradicional cenário mexicano estão aqui: belas praias, barraquinhas pé na areia para sentar e se proteger do calor, sol escaldante que se põe vermelho no mar, vilarejos charmosos que ficam semi-desertos na hora da siesta, drinques elaborados e refrescantes, pratos de frutos do mar temperados com pimenta e, claro, doses de tequila para todos os gostos.

Por outro lado, há espaço para quem busca conforto e luxo. Os complexos turísticos – bairros planejados que contam com marina, resorts, condomínios residenciais, shoppings e restaurantes – atendem o turista de classe média, que busca diversão e praticidade – com um sistema all inclusive, de preferência – e os mais reservados, que buscam os condomínios residenciais. E há Punta Mita, para quem não abre mão de luxo.

RN_50_160913
Pacata praia…

RN_53_160913
… onde os banhistas convivem em paz com os pelicanos

*Por Juliana Bellegard

A região
A denominação Riviera Nayarit é criação recente – está em vigor desde 2007 – e delimita a região localizada no litoral Pacífico do Estado mexicano de Nayarit, estendendo-se desde Playa Novilleros, ao norte, até Puerto Vallarta, fronteira sul do Estado com o vizinho Jalisco. Pouco antes disso, o investimento de empresas privadas de turismo começou a crescer por ali.

Neste contexto, a criação de uma "identidade turística" mais chamativa do que a mera divisão geográfica fazia todo sentido. Assim, a proposta da Riviera Nayarit é atrair os visitantes com um conceito de "paraíso", "o tesouro do Pacífico", com hotelaria de alto nível, empreendimentos hoteleiros e residenciais, atrações gastronômicas, esportivas e de aventura.

Ao contrário dos destinos de praia brasileiros, aqui a alta temporada não é o verão, mas sim os meses de dezembro a fevereiro – inverno no Hemisfério Norte. Explica-se: a estação mais quente do ano tem temperaturas altíssimas, e o calor pode ser um impeditivo para as férias perfeitas. O que não significa que o turista não poderá pegar aquele bronzeado. O sol ali é presença constante e o clima tropical mantém as temperaturas altas o ano inteiro – uma média de 25º. 

Mercado
Não é surpresa, portanto, que os "nortistas" viajem bastante para a Riviera Nayarit. Além da grande maioria de mexicanos que visita a região – cerca de 53% dos turistas que passa por ali -, o Canadá e os Estados Unidos estão quase empatados como os dois grandes mercados emissores, com 24% e 22% de visitantes, respectivamente.

O Brasil ainda figura modestamente nos números da região, não tendo uma fração representativa entre os turistas dali. A intenção do escritório de Turismo da região, no entanto, é mudar este cenário. Além de um novo site, com informações, mapas e acesso às redes sociais, o governo regional vem investindo também na divulgação do destino no Brasil, com eventos e workshops.

Mais uma paisagem de praia: a Playa Escondida, também nas Islas Marietas
Mais uma paisagem de praia: a Playa Escondida, também nas Islas Marietas

San Pancho e Sayulita
Uma das atrações da Riviera Nayarit são os pequenos vilarejos com as praias – algumas de surfistas, outras onde há soltura de tartarugas do projeto de proteção destes animais, e aquelas onde é possível avistar baleias no mês de dezembro. San Francisco – ou San Pancho, para os íntimos – e Sayulita, têm essa característica. Uma dica para curtir ao máximo as cidadezinhas é tirar um ou dois dias para percorrer a costa e "descobrir" as praias escondidas, além da básica caminhada pelo centrinho dos vilarejos. 

Nuevo Vallarta
Proposta completamente diferente é Nuevo Vallarta, um complexo imobiliário cujo projeto e desenvolvimento começou ainda na década de 1970 e hoje conta com resorts, condomínios, escritórios, shoppings, restaurantes, marina e estrutura para atividades de aventura. Ali estão instalados os empreendimentos da Riu e da Hard Rock

Punta Mita
Já falamos sobre esta região aqui – um micro destino voltado para o turismo de luxo dentro da Riviera Nayarit. O complexo começou a ser desenvolvido em 1999 com a abertura do Four Seasons Resort Punta Mita. Hoje, os 1.500 acres contam com dois campos de golfe com a assinatura do jogador Jack Nicklaus, centro de fitness e tênis, clubes de praia, e condomínios residenciais de veraneio; e o St. Regis Punta Mita Resort, inaugurado em 2009.

Hotelaria
Em vista ao destino, tivemos a oportunidade de conhecer diferentes opções de meios de hospedagem. A oferta hoteleira de Riviera Nayarit atende hóspedes com os mais diferentes gostos, desde quem busca um hotel mais simples, ou uma pousada descolada, aos grandes resorts all inclusive e os empreendimentos cinco estrelas. Hospedamo-nos no Four Seasons Punta Mita, em Punta Mita, no Cielo Rojo, em San Pancho, no Kupuri, em Sayulita, e no Hard Rock Vallarta, em Nuevo Vallarta, além de ter visitado o Hotel Cinco e o St Regis Punta Mita.

A vista do lobby para a piscina é o cartão-postal do St. Regis Punta Mita (fotos: Juliana Bellegard)
St Regis Punta Mita, um dos resorts cinco estrelas da Riviera Nayarit

Serviço
www.rivieranayarit.com
www.visitnayarit.com

* A reportagem do Hôtelier News viajou ao México a convite do Riviera Nayarit Convention & Visitors Bureau