Cinco dos destinos preferidos na Itália estão em Veneza. Cavallino – Treporti está na sexta posição no ranking com mais de sete milhões de chegadas. Jesolo, outro destino importante para o turismo do país, está em sétimo, com 5,3 milhões de turistas, San Michele al Tagliamento é o oitavo e Caorle é o nono, com 4,2 milhões de chegadas.

Os números confirmam o turismo como atividade importante para a província de Veneza. No entanto, o sucesso do turismo pode causar "curto-circuitos" se não for propriamente gerenciado.

De acordo com relatório da Istat, os destinos italianos atraíram quase 403 milhões de turistas em 2016. O relatório contou apenas uma noite que os viajantes passaram em hotéis, acampamentos ou qualquer outro tipo de hospedagem/acomodação. Viajantes diários não foram considerados.

A capital continua a ser o principal destino turístico da Itália, com mais de 25 milhões de visitantes. Isso representa 6,3% do total de influxo nacional. Milão é o segundo maior destino turístico da Itália, com 2,7% do ingresso total. São seguidos por Veneza (2,6%), que no entanto, subiu ao segundo lugar em chegadas estrangeiras, e Florença e Rimini, como quarto e quinto, respectivamente.

Em geral, nos resorts dos 50 melhores municípios da Itália, estão presentes cerca de 162 milhões de pessoas. Isso representa 40,3% do ingresso total. No total, esses destinos representam um terço das chegadas dos moradores (32,9%) e quase metade (47,8%) das chegadas de não residentes.

* Crédito das fotos: Pixabay/skylark