Herança colonial europeia é uma das características da região
(fotos: arquivo HN/Juliana Bellegard)

A região do Vale do Contestado engloba a porção central do Estado de Santa Catarina, e foi palco de um importante conflito armado sulista: a Guerra do Contestado. O destino, no entanto, guarda algumas surpresas para quem o visita. Exemplo disso é a Rota da Amizade, formada pelos municípios de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Piratuba e Joaçaba. Ali, nota-se a diversidade de atrativos a serem conhecidos, que vão desde a enogastronomia até o resgate da cultura colonial europeia.

Reunidos também em um convention bureau, os municípios possuem títulos que indicam qual é sua atração mais conhecida. Piratuba é famosa por suas águas termais; Fraiburgo é apelidada Terra das Maçãs; Treze Tílias tem forte influência colonial e é chamada Tirol Brasileiro; Joaçaba tem um dos melhores carnavais do Sul do País, além de abrigar o Monumento Frei Bruno, quarto maior das Américas; e Videira é o berço do Vale da Uva e dos vinhos catarinenses.

Com público majoritariamente nacional, o destino atrai desde famílias até grupos de Melhor Idade, que programam sua visita de modo a conhecer mais de uma – ou até todas as cidades – durante sua estada. Os dados mais recentes divulgados pela Santur (Santa Catarina Turismo) referem-se à movimentação dos municípios de Treze Tílias e Piratuba. O primeiro recebeu 6,9 mil turistas que geraram uma receita de R$ 4,3 milhões; e o segundo foi visitado por 20,6 mil pessoas que movimentaram R$ 8,3 milhões.

Confira algumas fotos do roteiro catarinense:

Serviço
www.turismo.sc.gov.br
www.rotadaamizade.com.br