Quando duas forças no turismo da Amazônia, líderes em seu segmento, se unem, quem ganha é o mercado de viajantes e o destino em si, como atesta a parceria entre a Cap Amazon Tropical Marketing, de Caroline Putnoki, e da Turismo Consciente, de Maria Teresa Meinberg e Ruy Tone, que fecharam recente acordo para impulsionar o turismo receptivo da região. Ambas especializadas em roteiros diferenciados na Amazônia, prometem novidades aos amantes de natureza exuberante e a rica cultura da região.   

O novo acordo atesta uma nova e inusitada experiência a bordo do Belle Amazon, barco que passará a ser operado exclusivamente pela Turismo Consciente,  com um roteiro focado em experiências que envolvem todo o contexto da região. “Nosso trabalho não é apenas mostrar as belezas naturais da Amazônia, mas conscientizar as pessoas sobre o papel das comunidades ribeirinhas, a economia ali desenvolvida, entre outros importantes traços da cultura regional”, diz Maria Teresa Meinberg. 

Alter do Chão fica na margem direita do Rio Tapajós, a 32 km de Santarém. A região concentra os principais complexos de hidrelétricas do mundo, grandes madeireiras, e uma enorme variedade de aldeias indígenas. Verdadeiro paraíso amazônico, de onde se descortinam florestas inundadas, igapós, árvores centenárias e praias de areia branca, Alter do Chão com o Belle Amazon é a grande novidade a ser descoberta desde já. Experiência única e deliciosa, a navegação pelo Rio Tapajós permite percorrer águas esverdeadas com extensos bancos de areia fina e branca. Já o Rio Arapiuns conta com agua cristalina e praias quase desertas, um colírio para os olhos, um presente para conectar-se de novo, ao mesmo tempo em que nos desconectamos de tudo.

O barco
Com nove cabines, 32 metros e capacidade para 18 passageiros, o Belle Amazon desenvolve 14 milhas por hora e conta com uma suite máster com vista panorâmica, localizada na frente do barco, quatro cabines, sala de jantar climatizada e cozinha, no nível 1. No nível 2 está a sala de comando equipada com moderno sistema de navegação, radar, GPS, rádio UHF e VHF, quatro cabines, bar, salão com ar condicionado equipado com TV, CD, DVD e solarium. No nível 3 (sundeck) há uma área de observação a céu aberto para visualização panorâmica e banho de sol. As cabines contam com ar condicionado e banheiro privativo.

O roteiro
Com seis dias de duração o itinerário passa pelos Rios Tapajós e Arapiuns, na região de Alter do Chão, exibindo lugares pouco visitados. Entre os destaques da programação estão a ida até a cidade de Belterra – um marco do ciclo da borracha na região -, visita às comunidades da Floresta Nacional de Tapajós, passeio na Comunidade de Maguari e pela Ponta do Cururu, onde os botos aparecem e o por do sol é um espetáculo à parte.

Vale destacar também a ida até a Comunidade de Urucureá para conhecer o trabalho artesanal da cooperativa local com palha do tucumã, uma típica fruta da região. Neste mesmo dia os navegantes seguem para a Ponta do Icuxi, uma das mais belas praias da região e aproveitam a tarde para relaxar na praia, e à noite, curtem o céu estrelado da Amazônia do deck do barco.

O roteiro ainda passa pela Comunidade do Atodi e segue para uma trilha pela floresta amazônica com um merecido banho de rio ao final da caminhada.  No penúltimo dia, o jantar é especial, na praia, com peixe assado na brasa e bate papo sobre as diferentes atividades econômicas na Amazônia.  

Já no ultimo dia, o barco amanhece no Canal do Jari, ideal para observação de animais como jacarés, iguanas e papagaios. Após o café da manhã os navegantes seguem para Alter do Chão com parada na ponta da Cururu para um último banho de despedida. A maioria das refeições é feita a bordo, com comidas regionais e contemporâneas.

As datas de saídas são 3 a 8 | 10 a 15 | 17 a 22 de julho, 7 a 12 | 21 a 26 de agosto e 4 a 9 | 18 a 23 de setembro.

Confira o roteiro completo no turismoconsciente.com.br

* Crédito da foto na capa: divulgação/Lucia Paes de Barros