Saiba como o turismo argentino está lidando com a crise
19 de março de 2009Mario Zavaleta, secretário da Federacion Empresaria Hotelera Gastronomica de la Republica Argentina, com Carlos Enrique
Meyer, secretário de Turismo do país
(foto: Thais Medina)
Durante café da manhã realizado na manhã de hoje (19) na capital paulista, Carlos Enrique Meyer, secretário de Turismo da Argentina, afirmou que a crise chegou ao turismo do país. De acordo com ele, houve queda na ocupação de 6% em novembro, 8% em dezembro e 9% em janeiro – o número de fevereiro ainda não foi divulgado. Os mesmo índices remetem à entrada de visitantes internacionais no destino, tendo em vista que o doméstico se manteve nos meses citados em relação a 2007. “Também devemos levar em conta que o número de leitos aumentou 32% entre 2003 e o ano passado”, conta.
“Em 2008 o país registrou o ingresso de 4 milhões de turistas estrangeiros. Considerando o último trimestre do ano, a quantidade foi 20% menor que a registrada no mesmo período de 2007”, afirma Mario Zavaleta, secretário da Federacion Empresaria Hotelera Gastronomia de la Republica Argentina (Fehgra), acrescentando que a expectativa para os próximos meses é seguir em baixa – no ano passado o incremento no setor foi de 1,4%.
Lidando com a crise
“Com a instabilidade econômica mundial, nossa principal atitude é incentivar o consumo”, afirma Meyer. “Não há como dizer que a crise não chegou na Argentina. É época de investir em marketing e promoção a fim de manter os empregos. Nessa etapa levaremos em conta principalmente a América Latina, saindo de eixos como Europa e Estados Unidos. As viagens que antes eram longas, não continuarão sendo longas. Durante a Fitur (realizada em Madri entre 28 e janeiro e 1º de fevereiro) conversei com alguns espanhóis e eles estão muito preocupados com a situação atual”, completa Zavaleta, acrescentando ainda que 300 estabelecimentos gastronômicos (e nenhum hotel) já foram fechados no país.
(Thais Medina)
Serviço
www.fehgra.org.ar