Mario Zavaleta, secretário da Federacion Empresaria Hotelera Gastronomica de la Republica Argentina, com Carlos Enrique
Meyer, secretário de Turismo do país
(foto: Thais Medina)

 

Durante café da manhã realizado na manhã de hoje (19) na capital paulista, Carlos Enrique Meyer, secretário de Turismo da Argentina, afirmou que a crise chegou ao turismo do país. De acordo com ele, houve queda na ocupação de 6% em novembro, 8% em dezembro e 9% em janeiro – o número de fevereiro ainda não foi divulgado. Os mesmo índices remetem à entrada de visitantes internacionais no destino, tendo em vista que o doméstico se manteve nos meses citados em relação a 2007. “Também devemos levar em conta que o número de leitos aumentou 32% entre 2003 e o ano passado”, conta.

 

“Em 2008 o país registrou o ingresso de 4 milhões de turistas estrangeiros. Considerando o último trimestre do ano, a quantidade foi 20% menor que a registrada no mesmo período de 2007”, afirma Mario Zavaleta, secretário da Federacion Empresaria Hotelera Gastronomia de la Republica Argentina (Fehgra), acrescentando que a expectativa para os próximos meses é seguir em baixa – no ano passado o incremento no setor foi de 1,4%.

 

Lidando com a crise

“Com a instabilidade econômica mundial, nossa principal atitude é incentivar o consumo”, afirma Meyer. “Não há como dizer que a crise não chegou na Argentina. É época de investir em marketing e promoção a fim de manter os empregos. Nessa etapa levaremos em conta principalmente a América Latina, saindo de eixos como Europa e Estados Unidos. As viagens que antes eram longas, não continuarão sendo longas. Durante a Fitur (realizada em Madri entre 28 e janeiro e 1º de fevereiro) conversei com alguns espanhóis e eles estão muito preocupados com a situação atual”, completa Zavaleta, acrescentando ainda que 300 estabelecimentos gastronômicos (e nenhum hotel) já foram fechados no país.

 

Um dos nichos que passarão a ser mais trabalhados é o turismo estudantil, que ganhou força no ano passado. Tratam-se de viajantes tanto brasileiros quanto argentinos com destino principalmente a Bariloche. “Essa demanda cobre a baixa temporada”, diz Zavaleta.

 
Os executivos estão em São Paulo para participarem da Semana Argentina, cuja programação vai até domingo (22) e inclui degustação e mostra do destino no Shopping Eldorado, apresentações de tango em locais como a Praça da República, o vão do Masp e o Patteo do Colégio, Workshop de Turismo (nesta sexta, das 13h às 17h30, no InterContinental São Paulo), visita de 500 empresários do destino ao Brasil para reuniões e encontro entre os presidentes Cristina Kirchner e Luis Inácio Lula da Silva.

(Thais Medina)

 

Serviço
www.fehgra.org.ar

www.turismo.gov.ar