Com a aproximação do final do ano, o Kayak, ferramenta de planejamento de viagens divulgou um estudo dos destinos nacionais e internacionais mais populares de 2017. O levantamento também identificou os destinos em alta e que mais cresceram nas buscas dos brasileiros durante o ano.

Entre os destinos nacionais mais populares de 2017, estão: São Paulo, em primeiro lugar; Rio de Janeiro, no segundo; seguido por Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis. Miami está no topo entre os destinos internacionais mais populares de 2017, seguido por Lisboa, Nova York, Orlando, Paris, Buenos Aires, Madri, Santiago, Roma e Londres.

Nacionalmente destacam-se as capitais, que continuam sendo os polos mais atraentes para os turistas, com destaque para São Paulo, que atrai muitos viajantes com fins comerciais e profissionais. “Já internacionalmente, este ano tivemos uma surpresa com Lisboa desbancando Nova York e Orlando, destinos tradicionalmente queridos pelos brasileiros, ultrapassada apenas por Miami”, afirma Eduardo Fleury, country manager do Kayak no Brasil. Santiago e Buenos Aires destacam-se como destinos queridos na América Latina, enquanto as demais opções concentram-se nos Estados Unidos e na Europa.

No ranking dos destinos que mais cresceram em porcentagem de buscas em 2017, estão: Toulouse (França), Lisboa, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Buenos Aires, São Paulo, Fortaleza, Campo Grande, Brasília e Salvador.

Na lista de destinos em alta Lisboa aparece novamente em destaque, na segunda posição, superada surpreendentemente por Toulouse, na França. Os demais destinos são todos nacionais, o que, de acordo com Fleury, sugere uma preferência dos brasileiros, ao longo do ano, por destinos mais econômicos em função de um cenário econômico desafiador.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida na data 29 de novembro de 2017 para buscas de voos no site do Kayak Brasil. Todas as buscas são para voos de ida e volta, por meio de todos os aeroportos do Brasil, em classe econômica. O período de viagem das buscas engloba todo o ano de 2017 até a data da pesquisa (independente da duração da viagem). A data de buscas também engloba todo o ano de 2017 até a data da pesquisa. Os destinos em alta foram identificados a partir do aumento percentual de buscas durante o período.

* Crédito da foto: Pixabay/Pexels