O São Paulo Airport Marriott recebeu um investimento de R$ 15 milhões
para a renovação de suas 316 habitações
(fotos: Peter Kutuchian)

Inaugurado em 1993 como Hotel Deville e com a titularidade em ser o primeiro hotel de luxo a ser aberto próximo a um aeroporto no Brasil, o empreendimento está localizado a cinco minutos do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, e a 20 quilômetros da região central da capital paulista.

Em 2001, numa ação estratégica, Jayme Canet Neto, presidente da Hotéis Deville, rede proprietária do hotel, agregou a marca internacional Marriott, transformando o meio de hospedagem no São Paulo Airport Marriott.

Com a previsão de aumento da capacidade do aeroporto, que deve atingir os 50 milhões de passageiros em 2020, as obras de ampliação do Marriott devem começar em 2015, acrescendo 108 unidades habitacionais às 316 existentes.

Gerenciado por João Paulo Berger, o empreendimento registra índices médios de ocupação de 77%, com uma tarifa de R$ 500. Detalhe: 80% dos hóspedes são internacionais e 20%, nacionais. O hotel está ranqueado como primeiro no site Trip Advisor e é o campeão do quesito “limpeza” entre todas as unidades Marriott nas Américas, que somam 358 propriedades. O Marriott GRU é vencedor do Skytrax World Airport Awards, edições 2011 e 2014, na categoria Melhor Hotel de Aeroporto da América do Sul.

O São Paulo Airport Marriott foi o primeiro do Brasil a implantar o sistema de check-in por celular do Brasil. A sistêmica é fácil: o hóspede instala o aplicativo e pode fazer o check-in no aeroporto ou no taxi à caminho do hotel. Chagando lá, a equipe da Recepção já está a par do registro, apenas tendo que entregar a chave ao cliente.

Por Peter Kutuchian*


Comitê Executivo do São Paulo Airport Marriott Hotel: Simone Milano, gerente de RH; João Paulo Berger,
gerente geral; Aline Rubbo, gerente de Vendas; Genilson Almeida, gerente de
Manutenção; e, Regiane Dietrich, gerente Administrativo Financeiro

Com 316 habitações, centro de eventos com 2 mil m² e amplo lobby de 1 mil m², que reúne sob o mesmo teto a recepção, o business center, o Atrium Bar e o restaurante Café Deville, o espaço é a alma do Marriott do aeroporto de Guarulhos, sendo o palco principal das idas, vindas e estadas dos hóspedes.

É lá também que ficam a loja de conveniências e suvenires, o salão de cabeleireiros e o lounge para as três tripulações que se hospedam no hotel. Anexo ao lobby, fica a academia de ginástica, num espaço de 400 m², uma das maiores e melhores equipadas da região. 

Piscina, sauna e quadra poliesportiva completam a infraestrutura do meio de hospedagem.

Finalmente, vale a pena citar que o índice de rotatividade dos 275 funcionários do empreendimento é de apenas 2,5%, o que caracteriza a fidelização deles ao meio de hospedagem. Existem colaboradores que estão trabalhando há 15, 20 anos, e isso demonstra que o clima de trabalho é muito bom, algo que é notado quando somos atendidos em todos os pontos do hotel.

Confira abaixo, na galeria, algumas imagens da infraestrutura  do Marriott GRU. 

Hospedagem
O São Paulo Airport Marriott conta com 316 habitações, incluindo dez suítes, distribuídas entre nove pavimentos. Todas são equipadas com TV de 42”, cofre, ferro e tábua de passar, cafeteira com sachês de café e chá, telefones com secretária eletrônica e ar condicionado central. 

O acesso à internet é gratuito, porém caso seja necessária uma banda maior, aí sim há custo. A reportagem do HN utilizou o acesso free e não obteve nenhum tipo de demora em suas conexões.

Recentemente, todas as habitações do hotel foram renovadas, num investimento de R$ 15 milhões. O padrão dos quartos está atualizado, faltando apenas alguns banheiros, que deverão ser reformados futuramente.

Com bom espaço para atender duas pessoas, o quiarto tem como destaques a ampla quantidade de tomadas, a cadeira ergonômica e as janelas antirruído, que diminuem o barulho externo quase em sua totalidade.

Os clientes hospedados no nono pavimento, denominado de Executive Floor, contam com uma amenidade exclusiva, o Lounge, aberto o tempo todo, oferecendo bebidas e petiscos, além de café da manhã, happy hour e chá noturno. 

O espaço conta com mesas e uma pequena sala de estar com TV e as formalidades de entrada e saída (check-in e check-out) são feitas ali, também com exclusividade.

Confira abaixo, na galeria, algumas imagens das habitações e suas amenidades do Marriott GRU.

Gastronomia
O São Paulo Airport Marriott conta com quatro opções gastronômicas para atender hóspedes e clientes. O restaurante Café Deville é o principal, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. Nas três principais refeições do dia, o modus operandi é o do bufê, onde o à la carte também é oferecido.

Quem comanda a cozinha do hotel é Valdir Almeida, que assumiu a função recentemente e trabalha no empreendimento há mais de 13 anos.

A estrutura de almoço e jantar é sempre de três estações que oferecem os pratos frios, quentes e de sobremesa, sendo que no café da manhã, esta última recebe itens matinais como iogurtes, sucos e cereais. 

Além das estações, há uma cozinha show, que atende as três refeições, variando entre omeletes, no café, e grelhados, no almoço e jantar.

Com capacidade para atender 300 pessoas, o Café Deville opera das 6h até a meia-noite.

Já a alma do lobby, o Atrium Bar, é o ponto de encontro dos hóspedes, principalmente à partir das 19h, quando começa o happy hour, com música ao vivo. O espaço oferece petiscos, drinques e uma grande variedade de bebidas. O horário de atendimento é das 9h até a meia-noite.

Para os hóspedes que preferem ficar em suas habitações, o room service atende 24h por dia e conta com variado cardápio, reduzindo as opções durante a madrugada.

A última opção é o Executive Lounge, porém esta é exclusiva para os hóspedes do nono pavimento ou das suítes. Ali, serve-se o café da manhã, happy hour, das 17h30 às 19h30 e Chá noturno, das 20h às 22h. Nos outros períodos, há uma variedade de cafés, chá, petiscos e frutas.

Confira abaixo, na galeria, algumas imagens da gastronomia do Marriott GRU.

Eventos e Lazer
O Centro de Convenções do São Paulo Airport Marriott conta com uma área de 2 mil m², distribuídos em dois pavimentos. No térreo, o acesso pode ser feito pelo lobby do hotel ou pela entrada independente, próxima ao portão principal do empreendimento. 

Pelo lobby pode-se ir direto para as duas salas Urano, que juntas podem atender até 250 pessoas em auditório. Pela entrada independente, o primeiro passo é dado dentro da área de 300 m², que pode ser utilizada para feiras e exposições de pequeno porte. Nesse espaço há uma escada que leva ao segundo pavimento, onde chega-se ao foyer das quatro salas Terra, que unidas formam o maior salão do hotel, com capacidade de 450 pessoas, em auditório. Além das salas Terra, existem outras oito salas e um segundo foyer para atender os espaços. É no Lobby também que existem os acessos por elevador e por uma escada, que saem no foyer das salas Terra.

Outra área que também pode ser utilizada para eventos sociais é o pavilhão externo, ao lado da piscina, com 150 m².

Nos primeiros nove meses de 2014, o Marriott GRU teve cerca de 58 eventos realizados mensalmente, sendo 70% do mercado nacional e 30% do internacional. Com uma equipe de coordenação exclusiva, bem como com um maitre dedicado para o departamento, os clientes participam do programa de recompensa Marriott Rewards Events, que transforma os gastos realizados ali, em pontos que podem ser trocados por hospedagem ou milhas aéreas.

O Energy Meeting by Marriott dá um toque especial aos eventos, oferecendo opções de alimentos e bebidas que proporcionam energia e bem-estar aos participantes após os intervalos da manhã ou tarde.

Confira abaixo, na galeria, algumas imagens dos espaços de eventos do Marriott GRU.

Serviço
marriott.com/saoap

* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no São Paulo Airport Marriott à convite do hotel.