Avenida Paulista, em São Paulo
(foto: ArquivoHN/ Filip Calixto)

Os resultados de uma avaliação dirigida pelo MTur (Ministério do Turismo) em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas, indicaram que a cidade de São Paulo é o destino mais competitivo do Brasil e o primeiro a alcançar o nível mais alto do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014.

A avaliação consiste em uma série de categorias que medem o estágio de desenvolvimento dos municípios turísticos do País. São avaliadas 13 dimensões, que incluem infraestrutura, atrativos, serviços e equipamentos, aspectos naturais, culturais e sociais, e atribuídas notas médias para o Brasil, para as capitais e as não-capitais.

De acordo com o estudo, as políticas públicas e os investimentos realizados para melhorar as condições de acolhimento ao turista levaram São Paulo ao topo do índice geral. O município obteve a maior nota deste ano, 82,5 pontos, entre os 65 destinos pesquisados.

Em uma escala de desenvolvimento, a pontuação pertence ao nível 5, o melhor posicionamento que um destino pode alcançar em relação à avaliação de sua competitividade. Os demais destinos brasileiros estão posicionados nos níveis 2, 3 e 4 dessa lista.

Além disso, São Paulo obteve também a maior nota, nesta 6ª edição do Índice de Competitividade, em 5 das 13 dimensões avaliadas pelo estudo: acesso, monitoramento, economia local, políticas públicas e serviços e equipamentos turísticos.

"A criação do índice de competitividade, em 2007, foi uma decisão estratégica que hoje coloca à disposição de gestores públicos ferramentas capazes de auxiliar no planejamento de ações e orientar os investimentos nos destinos turísticos", afirma Vinicius Lages, ministro do Turismo. Segundo ele, o resultado alcançado pela cidade de São Paulo demonstra o nível de comprometimento das autoridades e demais setores locais com a atividade turística.

Serviço
www.turismo.gov.br