O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Facebook anunciaram nesta semana (1) a criação de um curso de capacitação online voltado para empreendedores brasileiros que querem incrementar seu conhecimento sobre utilização do ambiente digital de modo a beneficiar as empresas.

Criado em um formato de jogo online Empreenda com o Facebook  exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook. Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas que levam o usuário a entender a importância do marketing digital e orienta na criação de uma página na rede.

“Essa solução educacional é, sobretudo, uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. Ao participar do jogo, o empreendedor amplia as possibilidades de sucesso do seu empreendimento", afirma Carlos Alberto dos Santos, diretor-Técnico do Sebrae

As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas online e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio.

O jogo online comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se este número for ultrapassado, o empreendedor interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto mais forte.

Capacitação em escala
O Empreenda com o Facebook é mais um resultado da parceria entre a rede social e o Sebrae, anunciada em março, e que envolve ainda a série de Feiras do Empreendedor do Sebrae, que até dezembro terá passado por 14 capitais.

“Quem visita as feiras tem acesso a informações gerais sobre como desenvolver uma estratégia de negócios dando visibilidade à sua empresa por meio do Facebook. As sessões presenciais, no entanto, não atendem a todas as cidades do país. O treinamento online será importante para ampliar a capacitação para empreendedores de todo o país”, diz Fernanda Tosta, gerente de parcerias do Facebook Brasil.

Serviço
www.sebrae.com.br