Até o final de 2018, o Sebrae vai investir R$ 32 milhões em 49 projetos na área de Turismo Inteligente, abrangendo 17 Estados de todas as regiões do País. As propostas já estão em execução e abrangem ações de apoio, consultoria e visitas de técnicas. Um dos principais objetivos é sensibilizar os pequenos negócios sobre a importância da inovação e uso da tecnologia para atender as necessidades dos turistas. A proposta é estimular ideias e soluções que facilitem a interação e integração do visitante antes, durante e depois de sua viagem, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino.

"O turista moderno é bastante conectado e faz uso intensivo de aplicativos para selecionar destinos e prestadores de serviços. Por isso, é importante que o empreendedor entenda o perfil do cliente atual e ofereça facilidades via internet e aplicativos e, claro, experiências inesquecíveis e que seja recomendadas a outros visitantes", diz Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae.

Os projetos têm duração de dois anos e propõem a implementação de um conjunto de ações, específicas para cada território. Setor de força economica comprovada nos últimos anos, o turismo movimentou R$ R$ 530,5 bilhões em 2016, de acordo com dados divulgados pelo WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo). O impacto do turismo na economia brasileira deverá alcançar R$ 739 bilhões, ou 9,1% do PIB, em 2027 – e empregar 8,91 milhões de pessoas no país. 

* Foto de capa: Pixabay/NikolayFrolochkin