Edmar Bull, presidente da Abracorp
(foto: Giulia Ebohon)

Apresentada hoje (30) para a imprensa, a pesquisa de vendas da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) correspondente ao primeiro semestre de 2015 registra o segmento de aviação doméstica como responsável por 39% do market share total da entidade, sendo o mais representativo em comparação com os outros setores analisados: aéreo internacional, hotelaria, locação e transfer, meios de pagamento e serviços.

Durante estes primeiros seis meses do ano, foram emitidos 5 milhões de bilhetes, número 12,8% superior ao mesmo período do ano passado. No que se refere às vendas, o crescimento foi de 1,5%, com uma arrecadação de R$ 2,7 bilhões. A tarifa, por outro lado, teve uma queda de 11% em comparação com 2014.

Considerando o setor de vendas, a Tam foi responsável pelo maior montante da associação (33,1%), gerando R$ 899 milhões, o que corresponde a uma queda de 0,4% face ao mesmo período do ano passado. A Gol aparece em seguida responsável por 31,3%, tendo arrecadado R$ 851 milhões, o que simboliza um aumento de 2,3%. A Avianca foi a companhia que apresentou maior variação nas vendas (9,7%), gerando R$ 267,5 milhões.

No que se refere aos bilhetes emitidos, a Gol tem destaque com 32,4% do resultado total, o que significa 1,6 milhões de bilhetes, número 16,6% superior ao apresentado em 2014. Em seguida está a Tam (32%), com 1,6 milhões; Azul (23,7%), com 1,2 milhões de bilhetes emitidos e a Avianca, que novamente se destaca com o maior aumento (12,3%), ofertando 558 mil bilhetes.

No âmbito internacional, a Abracorp registrou um acréscimo de 14,8% na quantidade de bilhetes emitidos e um aumento de 18,9% nas vendas. Nesse setor a Tam também se destacou com 16,3% do Market-share, o que corresponde a 125,7 mil – número 20,7% superior ao do ano passado –  e R$ 377, 3 milhões em vendas.  

A American Airlines foi a segunda a se destacar nos resultados da associação, sendo responsável por 12,3% do montante total do mercado aéreo internacional. A companhia emitiu 88,5 mil bilhetes, o que simboliza um aumento 16,4% em relação ao ano passado, e gerou um total de R$ 284,4 milhões.  

De acordo com o balanço, analisando todos os segmentos a Abracorp apresentou um aumento de 7,8% em suas arrecadações em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme Edmar Bull, presidente da Associação, a expectativa é que, apesar deste cenário incerto, haja um crescimento de pelo menos um dígito até o final do ano.

“O custo está pegando muito forte no Brasil inteiro, queríamos que os resultados fossem melhores, já que estamos contabilizando as 30 agências da associação.  Mas o 2º semestre promete ser melhor”, apontou.

Serviço
www.abracorp.org.br