Francisco Calvo e Daniel Guijarro, CEO e diretor de Marketing e Vendas da Hplus Hotelaria

Companhia fundada há 15 anos, com esforços concentrados em Brasília, a Hplus Hotelaria elegeu 2017 para ampliar seus horizontes. Foi este ano que a empresa decidiu expandir sua área de atuação. Duas capitais nordestinas, Natal e João Pessoa, foram os municípios escolhidos para receber as primeiras unidades fora do Distrito Federal e as ambas serviram como estímulo para orientar o plano de expansão da rede. Baseada na vivência dos empreendimentos do Nordeste, a organização anunciou que pretende entrar no segmento de lazer e ampliar sua atuação em outras regiões.

Francisco Calvo e Daniel Guijarro, CEO e diretor de Marketing e Vendas da empresa, respectivamente, foram os emissários das novas pretensões do grupo numa coletiva de imprensa realizada hoje (27), em São Paulo. A dupla reiterou as boas experiência percebidas nos hotéis do Nordeste e garantiu estarem preparados para os novos desafios que o mercado de lazer vai oferecer.

"Acreditamos que já estamos habilitados a entrar com competitividade nesse mercado. Trouxemos profissionais que conhecem esse tipo de negócio e tomamos algumas medidas como estruturação de marca, adaptação de hotéis e treinamento com funcionários", lembra Daniel Guijarro. O investimento em pessoal e estrutura encontra resguardo na criação de uma marca específica para os hotéis incluidos no novo planejamento. Os meios de hospedagem focados no cliente de lazer funcionam com a bandeira Hplus Beach, que simboliza o que há de novo na companhia.

Francisco Calvo, trazido  à rede para liderar o processo de crescimento, lembra que apesar do foco de recreação que o plenajemento atual pressupõe, os empreendimentos que levam a bandeira Beach não vão distanciar o cliente de perfil corporativo que interessar-se. "Estamos muito felizes em poder começar esta nova fase em destinos fortes tanto no lazer quanto nos negócios e de poder levar a excelência em servir, com jeito Hplus de ser aos atuais e futuros clientes da nossa empresa", comenta o CEO.

A decisão de ser um nome presente entre as empresas que atendem o lazer já chega com uma observação de mercado. Segundo os representantes da empresa, o tipo de atividade no qual estão entrando, sobretudo na região Nordeste, é um filão com possibilidade de novos investimentos e com inclinação ao crescimento. A própria capital paraibana, onde está um dos novos hotéis, e Recife saem na frente para novos investimentos mas nenhuma outra capital ou grande cidade nordestina pode ser descartada. "Quem sabe o Nordeste não seja nosso segundo polo de expansão regional", pondera Calvo.

Outro ponto que surge como crucial para o triunfo da nova marca Hplus é a atração de clientes e aí mora mais uma alteração de comportamento. De acordo com Guijarro, a estratégia comercial da empresa agora passa a mirar estrangeiros e algumas ações internacionais começam a existir. "Esta semana estou embarcando para uma feira em Buenos Aires e lá falaremos com um público que nos interessa: os argentinos. Junto com eles também pretendemos investir para atrair uruguaios, chilenos e paraguaios", enumera.

Bom 2017
A intenção de percorrer novos caminhos vem num ano em que a empresa conseguiu bons resultados – embora ainda faltem dois meses para 2018. Segundo informa o balanço da companhia, até setembro, o crescimento dos 16 hotéis da rede em relação ao ano passado foi de 7% em faturamento. Dessa maneira, o resultado esperado para o final do ano é atingir R$ 62 milhões.

No tocante aos números operacionais, a média de ocupação acumulada até outubro foi de 57,7%, o que representa aumento de 9% sobre os dez primeiros meses em 2016. Considerando também os estabelecimentos long stay, a ocupação acumulada é de 89% na análise sobre o mesmo período – nessa observação o crescimento a frente do ano passado chega a 23%.

* Foto de capa: Filip Calixto